Você está em: Início > Notícias

Notícias

14/04/2008 - 09:31

Outros Tributos Federais

Regime Tributário Unificado tramita com urgência no Senado


O Projeto de lei da Câmara (PLC 27/08) que institui o RTU (Regime Tributário Unificado) para os comerciantes que importam, por via terrestre, mercadoria originária do Paraguai tramita em regime de urgência, simultaneamente, nas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Assuntos Econômicos (CAE). A proposta substitui a medida provisória dos "sacoleiros" (MP 380/07), revogada pelo governo.



Relator da proposição na CAE, o senador Gilvam Borges (PMDB-AP) destacou a necessidade de aperfeiçoamento do comércio fronteiriço entre os dois países.



"Parte considerável do tráfico de mercadorias é feita de maneira informal, pois as complexas e onerosas regras de internalização de mercadorias, muitas vezes, empurram os comerciantes para a informalidade e para a prática do descaminho", ponderou em seu parecer. Na CAE, o PLC 27/08 deverá ser analisado na próxima terça-feira (15).


Na CCJ, a relatora é a senadora Serys Slhessarenko (PT-MS) e a votação deve ocorrer na próxima quarta-feira (16). Ambos os senadores defendem a manutenção do texto aprovado pela Câmara, rejeitando as 17 emendas recebidas. Já na CRE, a proposição ainda aguarda designação do relator, mas já consta da pauta da reunião da próxima quinta-feira (17). A matéria também precisará ser submetida à representação brasileira no Parlamento do Mercosul.


Clique aqui e leia mais sobre este assunto.


Fonte: Agência Senado.



Já viu os novos livros COAD?
Holding, Normas Contábeis, Perícia Contábil, Demonstrações Contábeis,
Fechamento de Balanço e Plano de Contas, entre outros.
Saiba mais e compre online!