Você está em: Início > Notícias

Notícias

18/02/2022 - 11:11

ICMS - RJ

Governador do Rio de Janeiro sanciona Leis para socorrer Petrópolis e moradores do município


Pagamentos de IPVA e ICMS foram prorrogados e repasse de R$ 30 milhões do fundo da Alerj ao município foi autorizado; medidas buscam amenizar os  impactos causados pela tragédia na cidade.

Para socorrer Petrópolis, na Região Serrana, e amenizar os graves danos provocados pelo temporal que atingiu a cidade, na última terça-feira (15/02), o governador Cláudio Castro sancionou 2 Leis que beneficiarão diretamente o município e seus moradores. Publicadas no Diário Oficial desta quinta (17/02), a Lei 9.562/2022 autoriza o repasse de R$ 30 milhões do Fundo Especial da Assembleia Legislativa (Alerj) à prefeitura,  e a 9.563/2022 prorroga os calendários de pagamento de IPVA e ICMS na cidade para o segundo semestre deste ano.

- Todos os nossos esforços estão sendo empregados para socorrer Petrópolis e levar mais assistência aos seus moradores e comerciantes. Neste momento, a prorrogação  do pagamento de impostos é uma medida mais do que necessária para a população e a economia local. Somado a isso, o recurso emergencial que será doado ao município ajudará no processo de reconstrução da cidade, que é o nosso objetivo. Parabenizo a Assembleia por essa iniciativa. O Rio de Janeiro está unido por Petrópolis e sua população – declarou Castro.

As normas são de autoria do presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), e demais deputados. Em relação à mudança do calendário de pagamento de impostos, a medida vale para os municípios que tenham decretado calamidade pública decorrente de desastres naturais, que é o caso de Petrópolis.

A prorrogação atenderá todos os moradores que pagam IPVA, bem como os comerciantes que contribuem com ICMS. Em ambos os casos, não serão aplicados juros e multa de  mora. O Estado fica ainda autorizado a estender o parcelamento de dívidas referentes a esses impostos, contraídas neste ano, também sem juros e multa.

FONTE: Notícias da Sefaz-RJ.


 



Já viu os novos livros COAD?
Holding, Normas Contábeis, Perícia Contábil, Demonstrações Contábeis,
Fechamento de Balanço e Plano de Contas, entre outros.
Saiba mais e compre online!