Você está em: Início > Notícias

Notícias

18/03/2024 - 10:00

ICMS - PR

Nota Paraná registra aumento nas emissão de documentos fiscais com indicação do CPF


O pedido do CPF na nota fiscal é uma prática crescente entre os consumidores paranaenses nas compras em estabelecimentos comerciais do Estado e um dos destaques nesse Dia do Consumidor. Dados do programa Nota Paraná, do Governo do Estado e vinculado à Secretaria da Fazenda, indicam que nos primeiros meses de 2024 houve um aumento de 14,6% na quantidade de notas fiscais emitidas com CPF, passando de 64,3 milhões em janeiro para 73,7 milhões em março.

Com o Nota Paraná, os consumidores (paranaenses ou moradores de outros estados) que, no momento da compra, solicitarem a inclusão do número de seu CPF no documento fiscal acumularão créditos e concorrerão a prêmios em dinheiro. O cálculo do crédito de cada nota fiscal é feito sempre no terceiro mês após a compra. Dessa forma, as notas fiscais emitidas em dezembro, por exemplo, servem para o cálculo dos créditos de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) deste mês de março.

Para participar dos sorteios é preciso que o consumidor esteja cadastrado no Programa Nota Paraná. Para se cadastrar é muito simples. Basta acessar o site www.notaparana.pr.gov.br ou abrir o aplicativo (Android ou IOS), clicar na opção “cadastre-se” e preencher com dados pessoais, como CPF, data de nascimento, nome completo, CEP e endereço para a criação de uma senha pessoal.

“A semana de conscientização do consumidor é um período propício para reforçar a importância dessa prática, pois além de contribuir no combate à sonegação fiscal, garante mais transparência nas transações comerciais e participação em programas de benefícios como o Nota Paraná”, enfatiza a coordenadora do programa Nota Paraná, Marta Gambini.

PRÊMIOS – Além de receber créditos de retorno, os consumidores cadastrados no Nota Paraná têm a oportunidade de concorrer a prêmios mensais que variam de R$ 50 a R$ 1 milhão. Atualmente, somente 3,92 milhões de pessoas estão concorrendo a esses valores. Para participar, basta dar o consentimento ao fazer login em seu perfil no Nota Paraná.

DIA DO CONSUMIDOR – A iniciativa foi criada em 1962, nos Estados Unidos, como forma de celebrar os direitos dos consumidores e promover a conscientização sobre a importância de protegê-los contra práticas comerciais injustas. Desde então, o 15 de março se tornou popular em muitos países, incluindo o Brasil, oportunidade em que, tradicionalmente, os estabelecimentos oferecem descontos em diversos produtos e serviços.

Embora seja uma oportunidade para aproveitar descontos, é fundamental ter cuidado com golpes e fraudes, especialmente durante períodos de promoções intensas, o que evidencia ainda a importância em utilizar o site Menor Preço como aliado, pois os preços provém de notas fiscais emitidas por empresas, o que traz confiabilidade e segurança ao consumidor.

FONTE: Notícias da Sefa-PR.


 



Já viu os novos livros COAD?
Holding, Normas Contábeis, Perícia Contábil, Demonstrações Contábeis,
Fechamento de Balanço e Plano de Contas, entre outros.
Saiba mais e compre online!