Você está em: Início > Notícias

Notícias

20/02/2024 - 10:09

IPVA - MG

SEF-MG reforça dicas para evitar golpes no pagamento do IPVA


Em razão do vencimento da segunda parcela do IPVA 2024, que começa nesta segunda-feira (19/2), a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) reforça as orientações para evitar os possíveis golpes aplicados pela internet, aplicativos de mensagens e redes sociais.

A principal recomendação é que o usuário da internet digite o endereço www.fazenda.mg.gov.br nos navegadores, pois o site oficial da Secretaria de Fazenda é o único caminho seguro para gerar o QR Code do Pix ou emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE). Deve-se evitar o acesso a links sugeridos pelos sites de busca ou recebidos por e-mail e telefone celular.

Ao efetuar o pagamento via Pix, é necessário observar que o beneficiado da operação sempre será o Estado de Minas Gerais (CNPJ: 18.715615/0001-60) e a instituição emissora de QR Code é o Banco Itaú S/A.

Para ajudar a “viralizar” as informações corretas, a SEF produziu um vídeo orientativo com dicas de segurança, que pode ser compartilhado livremente nas redes sociais. O vídeo tem 1 minuto e 35 segundos. Para assistir e fazer o download do vídeo, clique aqui.

Vale ressaltar que a SEF mantém parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para monitorar possíveis publicações de falsos sites de golpistas nas plataformas de buscas. As denúncias podem ser enviadas para a Ouvidoria do MPMG. Também recomenda-se registrar ocorrência em uma delegacia da Polícia Civil ou na Delegacia Virtual.
Escala de vencimentos da segunda parcela do IPVA.

O pagamento da segunda parcela do IPVA 2024 pode ser efetuado diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores autorizados (Bradesco, SICOOB, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Mais BB, Santander e Itaú), bastando informar o número do Renavam do veículo. Banco do Brasil e Itaú aceitam a quitação apenas de correntistas.

Para pagamento nas casas lotéricas, é necessário apresentar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que deve ser emitido, exclusivamente, no site da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG).

Também está disponível a opção de pagamento via Pix, podendo o contribuinte ter conta em qualquer instituição financeira ou banco digital (as chamadas fintechs). Para gerar o QR Code, basta acessar o site www.fazenda.mg.gov.br e, na área do IPVA, escolher a opção “emissão da Guia do IPVA”.

O não pagamento do imposto ou a quitação fora do prazo gera multa de 0,3% ao dia até 30º dia, multa de 20% após o 30º dia, além de juros calculados pela Taxa Selic.

FONTE: Notícias da Sefaz-SP.


 




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!