Você está em: Início > Notícias

Notícias

23/03/2022 - 09:19

ICMS - AL

Sefaz-AL esclarece sobre o Assistente virtual Nise para atendimento aos contribuintes


Modernizar, ampliar e facilitar. Essas são as finalidades da assistente virtual Nise, da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), o principal canal de orientação e realização de serviços oferecidos aos contribuintes. A plataforma é o canal mais seguro em caso de panes no Telegram.

A Nise foi criada para oferecer com total segurança 138 serviços, sendo divididos em: 56 de redirecionamento, 81 de atendimento humano e 1 de autosserviço. Pensando nisso, os atendimentos são permanentes pelo site www.sefaz.al.gov.br.

Um pouco mais sobre a Nise
Vale lembrar que a Nise permite uma interação rápida e espontânea. Ao todo, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022, foram finalizados mais de 13 mil atendimentos virtuais. De acordo com o líder do Projeto Estratégico do Atendimento Virtual Integrado, Jaime Roberto, a ferramenta possibilita diversos benefícios, tanto para os servidores quanto para o público externo.

“A atendente é um sucesso, pois otimiza muito a comunicação da Fazenda. Os usuários têm mais autonomia para resolver as demandas que estejam totalmente automatizadas. O nosso objetivo é atender o cidadão cada vez melhor, garantindo segurança, comodidade e celeridade nos processos e no atendimento fazendário”, comenta.

Com a Nise, o contribuinte pode acessar vários serviços fazendários, como: Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA); geração e desbloqueio de senhas do Portal do Contribuinte, da Nota Fiscal Cidadã (NFC) e da Nota Fiscal Avulsa (NFA); Fiscalização de Operações de Trânsito (mercadorias retidas), Balcão GEOT (Retificações, contestações, etc.) e Simples Nacional.

Além disso, a assistente presta um serviço orientado à informação referente ao Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD); Cadastro; Documentos Fiscais; Regimes Especiais; Documentos de Arrecadação (DAR e GNRE); Certidões e Declarações, entre outros.

Fonte: Sefaz-AL.



Conheça nossos cursos e faça como
mais de 150.000 alunos que já se capacitaram com a COAD

www.coadeducacao.com.br