Você está em: Início > Notícias

Notícias

11/03/2020 - 15:41

ICMS - PR

Paraná realiza operação coordenada de combate à sonegação de impostos

Mais de 200 auditores fiscais da Receita Estadual do Paraná realizaram, na manhã de terça-feira (10), operação simultânea e coordenada em rodovias de todo o Estado para fiscalizar mercadorias em trânsito e combater a sonegação de impostos.
 
Resultado preliminar, levantado até às 16h, dava conta de que foram lavrados 104 autos, num valor total de R$ 660 mil.  As 40 equipes de fiscalização se espalharam durante toda a manhã por 20 pontos distribuídos por cerca de 70 municípios paranaenses.
 
As operações volantes e de carga e descarga contaram com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e foram feitas especialmente em busca de produtos como combustíveis, fumo, bebidas e materiais de construção. 

A fiscalização, segundo a Receita Estadual, visava também identificar operações originadas em Santa Catarina, uma vez que o estado vizinho retirou do regime de substituição tributária alguns produtos que passaram a ser vendidos no Paraná sem o recolhimento do restante do ICMS devido.

De acordo com o diretor geral da Receita Estadual, Roberto Tizon, esse tipo de fiscalização vai além do recolhimento de impostos. "Essa movimentação contribui para inibir fraudes tributárias porque aumenta a percepção de risco por parte dos contribuintes", avalia.

De acordo com ele, também é importante a coleta de informações para subsidiar o desenvolvimento de futuros trabalhos, como a identificação de rotas de produtos, remetentes, destinatários e transportadores que costumam burlar o recolhimento de impostos.

"Com isso, pretendemos inibir práticas desleais de concorrência, garantindo um ambiente de mercado saudável para a livre iniciativa", informa o diretor.

Fonte: Sefa-PR.



Conheça nossos cursos e faça como
mais de 150.000 alunos que já se capacitaram com a COAD

www.coadeducacao.com.br