Você está em: Início > Notícias

Notícias

17/04/2019 - 09:56

Pescador Artesanal

INSS conclui processamento automático do Seguro Defeso do Pescador Artesanal

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concluiu o processamento automático dos requerimentos do Seguro Desemprego do Pescador Artesanal (SDPA). Até o momento, 452.587 processos já foram concluídos com sucesso, no valor estimado de R$1,8 bilhão. Ou seja, cerca de meio milhão de pescadores artesanais já receberam o benefício previdenciário sem precisar ir a uma agência do INSS.


O Seguro Desemprego do Pescador Artesanal, também conhecido como ‘seguro defeso’, é uma assistência financeira temporária, no valor de um salário mínimo, pago ao pescador que não tenha outra fonte de renda durante a piracema – período em que não é permitido pescar devido à reprodução dos peixes.


Outros 172.819 mil requerimentos ficaram em “exigência”, isto quer dizer que faltou algum documento ou foi identificada alguma pendência decorrentes do batimento das várias bases de dados governamentais.


Neste caso, o pescador será notificado por sua entidade representativa (colônia de pescadores) que tenha Acordo de Cooperação com o INSS. As pendências serão então tratadas à medida que forem cumpridas as tais exigências, permitindo assim a liberação das parcelas, inclusive as atrasadas, se houver. O pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal.


Outros 205 mil benefícios não são elegíveis para o sistema automático, ou seja, não puderam ser concedidos a distância. São pescadores que não receberam o seguro defeso no ciclo 2017/2018 e, portanto, seus dados estão entrando nos sistemas agora.


Vale destacar que, nesta nova sistemática, não houve a necessidade do pescador se deslocar até uma agência do INSS para pedir o benefício. Todos os requerimentos dos pescadores que tinham recebido o benefício nos dois últimos anos e cujos cadastros estavam regulares em 2018 foram finalizados a distância.


Onde ver?


Agora os pescadores podem acompanhar tudo pelo site/aplicativo Meu INSS, consultando na aba: “Agendamentos/Requerimentos”, e clicando em “Atendimento a Distância” e depois na lupa, a fim de detalhar o requerimento. Outra forma de consulta é pelo Portal Mais Emprego, no site da Secretaria de Trabalho (Ministério da Economia). Também pode ligar na Central de Teleatendimento do INSS pelo número 135, que funciona de segunda a sábado de 8 às 23 horas.


FONTE: INSS – Ministério da Economia



Conheça nossos cursos e faça como
mais de 150.000 alunos que já se capacitaram com a COAD

www.coadeducacao.com.br