Uso de cobrança digital é aprovada por 47% dos consumidores
Quase metade (47%) dos consumidores brasileiros já se mostra satisfeita com a experiência de negociação de dívidas por intermédio de robôs. Entre as empresas de cobranças, 59% já disponibilizam canais digitais.
As conclusões são de estudo realizado pela Atento após entrevistas com 40 executivos do segmento, além de 400 usuários do serviço. Entre os motivos para o sucesso da opção digital estão a maior agilidade (para 59%) e discrição (33%).
Do lado das empresas que ofertam a opção, 67% reportam uma melhora na recuperação de crédito. Uma diminuição de custos foi identificada em 65% dos casos, enquanto 43% acreditam que a tecnologia ajuda a prestadora de serviço a compreender melhor a necessidade do consumidor. Para 39%, a ferramenta ainda traz maior produtividade.
Por conta do diagnóstico positivo, três em cada quatro executivos afirmam que o aporte em canais digitais será mantido. Já 69% esperam retorno financeiro para o investimento realizado dentro de período de até um ano.
O levantamento ainda identificou barreiras para companhias interessadas na automatização do processo de cobrança. “A questão da mudança de cultura, por exemplo, é um dos obstáculos sinalizados. 60% dos entrevistados apontaram este como o principal desafio”, argumentou o VP de estratégia e marketing da Atento, Regis Noronha.
Por outro lado, “mais da metade dos executivos (54%) responderam que os meios de cobrança são integrados”, ainda conforme Noronha. “Este é um bom sinal, uma vez que a convergência de informações é fundamental para o sucesso dos projetos nessa área”, argumentou o VP .
FONTE: DIC - Diário Comércio Indústroa & Serviços
Selic | Mar | 0,83% |
IGP-DI | Mar | -0,30% |
IGP-M | Mar | -0,47% |
INCC | Mar | 0,28% |
INPC | Mar | 0,19% |
IPCA | Mar | 0,16% |
Dolar C | 19/04 | R$5,22630 |
Dolar V | 19/04 | R$5,22690 |
Euro C | 19/04 | R$5,56810 |
Euro V | 19/04 | R$5,57080 |
TR | 18/04 | 0,0672% |
Dep. até 3-5-12 |
19/04 | 0,5990% |
Dep. após 3-5-12 | 19/04 | 0,5990% |