Você está em: Início > Notícias

Notícias

08/12/2017 - 10:16

Estudo

Consumidor brasileiro é o mais conectado (e o mais desconfiado)

Apesar do tempo que gastam na internet ser superior ao da média global, ele é o mais preocupado com a veracidade do conteúdo e o uso dos seus dados, revela estudo da Kantar TNS


Passar um terço do dia (ou oito horas diárias) na internet, trabalhando, estudando, atualizando redes sociais ou, principalmente, pesquisando produtos, é uma prática comum do consumidor brasileiro –a média global é de cinco horas, aponta o estudo “Connected Life”, da Kantar TNS. 


Mas, se a informação poderia se tornar uma espécie de oásis de oportunidades para os anunciantes, o varejo precisa ficar atento: apesar de ser o mais conectado, há uma divisão bastante clara na confiança que os brasileiros têm nas marcas dentro do ambiente digital.


De acordo com o estudo, 52% deles acreditam que o conteúdo que eles veem nas redes sociais não é confiável. Outros 45% se preocupam com o controle das redes sociais sobre os seus feeds, e 54% ficam apreensivos com o nível de dados pessoais que as marcas têm sobre eles.


Pela avaliação dos especialistas da Kantar TNS, se por um lado os avanços da tecnologia procuram simplificar a vida desse consumidor, as pessoas se sentem cada vez mais distraídas e invadidas por eles.


Com isso, elas optam mais por privacidade do que por conveniência, diz Isabelle Rio-Lopes, vice-presidente de serviços para o cliente da consultoria de pesquisa.


“O desafio está em quebrar sua desconfiança e fazê-lo se aproximar das marcas sem que se sinta invadido”, afirma.


Outro recorte mostra que o consumidor não quer ser “apenas mais um”: 53% dos entrevistados afirmaram que, na maioria das vezes, sabem que estão falando com robôs enquanto conversam com as marcas que operam online.


“O consumidor procura um atendimento personalizado: ele quer que as marcas entendam seus reais problemas e necessidades”, diz Maura Coracini, diretora executiva de mídia & digital da Kantar TNS.


Mas essa percepção está mudando aos poucos: a confiança no “social commerce”, ou seja, as compras realizadas por meio de redes sociais ou via dispositivos móveis. De acordo com o levantamento, 46% dos entrevistados preferem pagar tudo pelo celular, contra uma média global de 39%.


“Novas tecnologias, como os botões ‘comprar’ e os pagamentos móveis têm tornado o comércio eletrônico mais fácil entre os brasileiros”, conclui o estudo.


A seguir, confira alguns pontos do estudo em destaque: 



FONTE: Diário do Comércio




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!

Indicadores
Selic Abr 0,83%
IGP-DI Abr 0,41%
IGP-M Abr 1,41%
INCC Abr 0,95%
INPC Abr 1,04%
IPCA Abr 1,06%
Dolar C 13/05 R$5,10690
Dolar V 13/05 R$5,10750
Euro C 13/05 R$5,31630
Euro V 13/05 R$5,31790
TR 12/05 0,1664%
Dep. até
3-5-12
13/05 0,5937%
Dep. após 3-5-12 13/05 0,5937%