Você está em: Início > Notícias

Notícias

05/08/2010 - 15:11

Projeto de Lei

Senado aprova proposta que facilita abertura de empresa


Segue para exame da Câmara dos Deputados projeto que facilita a vida do brasileiro que desejar abrir uma empresa. Foi aprovado pelo Plenário do Senado nesta quarta-feira (4) projeto (PLS 431/09) do senador Adelmir Santana (DEM-DF) que uniformiza a legislação federal para a inscrição e extinção do registro de empresários e sociedades empresárias no Brasil.

O objetivo do projeto, conforme o senador, é facilitar a consulta das regras atualmente em vigor que disciplinam a abertura e o fechamento de empresas num único diploma legal. Adelmir disse que pretende dar maior amplitude aos dados e informações globalizadas da vida e da existência empresarial.

Relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde a matéria foi aprovada com quatro emendas, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) argumentou que a medida servirá para desburocratizar a abertura e o fechamento de empresas no Brasil.

Em seu relatório, Dornelles explica que, "embora o projeto não inove nem corrija os problemas decorrentes do excesso de exigências, nem tampouco crie regras que permitam unificar os procedimentos das diversas esferas administrativas envolvidas, a reunião das normas pertinentes ao assunto torna mais clara a matéria". A aprovação do projeto, defende ele, estimulará o empreendedorismo no país.

Agência Senado




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!