Você está em: Início > Notícias

Notícias

07/04/2010 - 13:33

Defesa do Consumidor

Nova lei pode permitir juro composto, diz deputado



O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), afirmou que o Congresso pode aprovar um projeto de lei que reveja a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir a prática de juros compostos. Ele participa da audiência pública que discutiu a Súmula 121 do STF.

"É muito preocupante que o mercado viva em flagrante ilegalidade", disse o deputado, no encerramento da audiência pública que discutiu o assunto.

O professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Heron do Carmo disse que a lei deve permitir a opção por diferentes modelos de juros, mas exigir que os contratos contenham regras que protejam o consumidor.

Já o professor de Matemática Financeira do Instituto de Ensino e Pesquisa de São Paulo José Dutra Vieira Sobrinho informou que muitos juizes têm mandado rever as regras de contratos para que seja aplicado o juros simples, como determina a súmula do STF.

Para o deputado Jurandil Juarez (PMDB-AP), os tribunais podem estar decidindo contra os juros compostos com a intenção de proteger as pessoas de dívidas impagáveis. Seria o caso, disse o deputado, daquelas pessoas que financiaram imóveis e, ao final do período do empréstimo, ainda têm um saldo devedor de valor igual ou maior que o montante original. Ele afirmou que esses casos ocorrem não apenas pelo modelo de juros praticado pelo financiamento, mas por conta da inflação do período.

Agência Câmara



Já viu os novos livros COAD?
Holding, Normas Contábeis, Perícia Contábil, Demonstrações Contábeis,
Fechamento de Balanço e Plano de Contas, entre outros.
Saiba mais e compre online!