Você está em: Início > Notícias

Notícias

15/03/2010 - 09:20

Projeto de Lei

Regulamentação para empresas de 'factoring' na pauta da CAE


Consta novamente da pauta que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) examinará nesta terça-feira (16), às 10h, projeto que regulamenta as atividades de fomento mercantil, mais conhecidas como empresas de factoring. No comércio, elas são chamadas de "empresas de compra de cheques pré-datados". O projeto esteve na pauta da última terça (dia 9), mas, por falta de quorum, não houve votação de matérias.

A atividade de fomento mercantil, que foi regulada pelo Banco Central de 1985 a 1988, funcionou nos últimos 20 anos sem qualquer legislação, pois o Conselho Monetário Nacional decidiu que elas não se enquadram como instituições financeiras e, portanto, não devem seguir normas do BC. Desde então, deputados e senadores apresentaram várias propostas para sua regulamentação, mas nenhuma prosperou.

Em 2008, a Câmara aprovou com muitas alterações um projeto do deputado João Herrmann Neto, o qual agora está em debate na CAE. Ele já passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. O relator da matéria, senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA), resolveu fazer modificações na proposta que, se aprovadas, levarão o projeto de volta à Câmara, para análise das inovações dos senadores.

Antonio Carlos Júnior elimina em seu substitutivo a exigência, prevista no projeto, de que as empresas de factoring se registrem em algum órgão do governo. Ele argumenta que elas não captam dinheiro de correntistas, não podem fazer empréstimos e seus serviços são regulados por contratos comuns. Portanto, não precisam de registro do governo para funcionar. Antonio Carlos Júnior sustenta que o Congresso não pode mais adiar a regulamentação, pois a falta de normas tem permitido que empresas usem o factoring como fachada para práticas ilegais, como "lavagem" de dinheiro ou agiotagem.

Agência Senado



Já viu os novos livros COAD?
Holding, Normas Contábeis, Perícia Contábil, Demonstrações Contábeis,
Fechamento de Balanço e Plano de Contas, entre outros.
Saiba mais e compre online!