Você está em: Início > Notícias

Notícias

26/11/2009 - 09:32

Vigilância Sanitária

Rastreamento de medicamentos será por código de barras



O sistema de rastreamento de medicamentos englobará toda a cadeia de produtos farmacêuticos que abrange as etapas da produção, importação, distribuição, transporte, armazenagem e dispensação de medicamentos.

Conforme definição da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, através da Resolução 59 ANVISA-DC/2009, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 25/11, o rastreamento será feito através de código de barras bidimensional (Datamatrix). Os mecanismos de rastreamento serão implantados gradualmente no país de acordo com cronograma a ser definido pela Agência.

Segundo informou a ANVISA, “a tecnologia será a principal ferramenta para garantir a rastreabilidade desses produtos, ou seja, vai permitir recuperar informações históricas e geográficas sobre o caminho percorrido pelos medicamentos desde sua produção até a entrega ao consumidor.

Ao contrário do código de barras comum, que é visível e contém apenas um número, o bidimensional pode armazenar milhares de informações ao mesmo tempo, como números, letras e outros dados. Todas as informações vão estar reunidas no Identificador Único de Medicamento (IUM), que estará em cada unidade de medicamento comercializada e será impresso em etiquetas de segurança produzidas especificamente para esse fim.

Além de permitir uma gestão mais eficaz dos riscos na cadeia dos produtos farmacêuticos e dar ao consumidor a garantia de segurança, o código vai permitir identificar fontes de desvios de qualidade e reduzir os custos logísticos dos fabricantes.

Também nesta quarta-feira (25) a ANVISA assinou um termo de cooperação com a Casa da Moeda, que deverá ser a instituição responsável pela produção e distribuição das etiquetas que vão garantir a segurança do sistema de rastreamento e nas quais estará impresso o IUM.



Já viu os novos livros COAD?
Holding, Normas Contábeis, Perícia Contábil, Demonstrações Contábeis,
Fechamento de Balanço e Plano de Contas, entre outros.
Saiba mais e compre online!