Você está em: Início > Notícias

Notícias

12/11/2009 - 09:39

Segurança e Medicina

Projeto regulamenta a concessão de adicional de penosidade

O senador Jefferson Praia (PDT-AM) anunciou em Plenário, na quarta-feira (11/11), a apresentação de projeto de lei (PLS 460/09) de sua autoria que regulamenta a concessão do adicional de penosidade. O projeto define como atividades ou operações penosas, na forma de regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, submetem o trabalhador à fadiga física, mental ou psicológica.


Na justificação da matéria, Jefferson Praia observa que a Medicina do Trabalho atualmente considera como situação de trabalho penoso mesmo atividades repetitivas, que isoladamente não são consideradas insalubres, desde que acabem por gerar um estado físico, mental e psicológico capaz de causar danos para o resto da vida do profissional.


- Ademais, o adicional de penosidade pode servir para minorar os efeitos nocivos da utilização de novas tecnologias e dos processos automatizados de produção. Nestes sistemas, os danos ao empregado não são visíveis inicialmente, mas acabam por revelar-se, no futuro, com o aumento dos indicadores de estresse, de ansiedade ou de depressão - disse.


O adicional está previsto no inciso XXIII do artigo 7º da Constituição federal. A proposição altera a Seção XIII do Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452 de 1º de maio de 1943.


O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) é o relator da matéria na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).


FONTE: AGÊNCIA SENADO


 




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!