Você está em: Início > Notícias

Notícias

10/09/2009 - 16:56

Defesa do Consumidor

BACEN passa a divulgar a lista de ouvidores dos bancos

 


O Banco Central do Brasil passa a divulgar em sua página na internet, a partir de hoje, 10/9, a lista dos ouvidores dos bancos e os canais de contato das ouvidorias com o cidadão. A medida tem o objetivo de facilitar a comunicação entre o cidadão e as instituições, principalmente no que diz respeito à solução de eventuais conflitos entre as partes. A divulgação da lista reforça o compromisso institucional do Banco Central de contribuir cada vez mais para o processo de fortalecimento da cidadania.


A divulgação dos contatos dos ouvidores faz parte de um conjunto de medidas adotadas pelo Banco Central para melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade. A informação dará ao cidadão maior possibilidade de conhecer e acessar os canais de atendimento ao público disponibilizados pelas instituições financeiras.


As ouvidorias dos bancos não substituem os canais convencionais de atendimento. O cliente ou usuário deve procurar: 1) o responsável por sua conta ou o gerente da agência; 2) o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) de seu banco (por telefone ou internet).  Se os canais acima não oferecerem uma solução, será hora de buscar a ouvidoria.


Desde 2007 as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central são obrigadas a ter ouvidorias. A exigência veio com a Resolução 3.477 e visa assegurar o cumprimento das normas legais relativas aos direitos do consumidor e atuar como canal de comunicação entre a instituição, os clientes e usuários de seus serviços, inclusive mediando conflitos.


Fonte: BACEN.




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!