Você está em: Início > Notícias

Notícias

31/08/2009 - 09:29

Demonstrações Contábeis

Projeto flexibiliza publicação de balanço de companhia fechada

 


A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou o Projeto de Lei 1897/07, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que flexibiliza a obrigação de publicidade dos atos das companhias fechadas.


O projeto permite que empresas com menos de 20 acionistas e patrimônio líquido inferior a R$ 5 milhões possam convocar assembleia-geral por anúncio entregue a todos os acionistas, com contrarrecibo e antecedência mínima de oito dias.


As empresas também poderão deixar de publicar uma série de documentos (como relatório de administração e demonstrações financeiras) na forma de anúncio em jornal de grande circulação ou no Diário Oficial da União, do estado ou do Distrito Federal.


Atualmente, a Lei 6404/76 só permite essa flexibilização para as empresas de capital fechado com patrimônio líquido de até R$ 1 milhão e com até 20 acionistas.


O relator da proposta, deputado Moreira Mendes (PPS-RO), argumentou que com o ritmo atual de crescimento da economia brasileira, a desatualização desse valor-limite continuará se ampliando. "Dessa forma, faz todo o sentido atualizá-lo de forma a evitar custos burocráticos desnecessários para as empresas relativamente menores", defendeu.


A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Fonte: Agência Câmara.



Já viu os novos livros COAD?
Holding, Normas Contábeis, Perícia Contábil, Demonstrações Contábeis,
Fechamento de Balanço e Plano de Contas, entre outros.
Saiba mais e compre online!