Você está em: Início > Notícias

Notícias

24/08/2009 - 17:40

Desportos

Juristas discutiram legislação esportivo-trabalhista

O Tribunal Superior do Trabalho abriu no dia 20-8, às 19h, o II Encontro Nacional sobre Legislação Esportivo-Trabalhista, onde discutiu, durante todo o dia 21-8, os vários aspectos relacionados à prática esportiva profissional dos atletas de futebol. A solenidade de abertura, que foi conduzida pelo presidente do TST, ministro Milton de Moura França, teve a presença do ministro de Estado dos Esportes, Orlando Silva, e do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira.


Para cobertura do evento, os órgãos de imprensa encaminharam, antecipadamente, pedido de credenciamento, com a identificação dos profissionais (nome/RG ou registro profissional), para o email imprensa@tst.gov.br.


O II Encontro


A proposta do evento foi aprofundar o debate sobre o mundo jurídico-desportivo, envolvendo magistrados, advogados e especialistas. Para isso, foram realizados, durante o dia 21-8, cinco painéis sobre diversos temas relacionados com direito esportivo-trabalhista (programação a seguir).


Painel 1 - A Organização do Desporto no Brasil. Jurisdição Desportiva, Comum e do Trabalho. Medidas Especiais. Antecipação de Tutela. Execução concentrada.


- Presidente da Mesa: João Oreste Dalazen - vice- presidente do TST


- Moderador: Daniel Cravo Souza - advogado


- Painelistas: Francisco Müssnich - advogado, auditor do STJD do Futebol – Tribunal Pleno; Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi - juiz de Direito em São Paulo, coordenador dos cursos de pós graduação em Direito Desportivo da Escola Superior de Advocacia e da Universidade Cândido Mendes; Caio César Vieira da Rocha - integrante da Câmara de Resolução de Disputas da FIFA, auditor do STJD do Futebol – Tribunal Pleno.


Painel 2 – Contrato de trabalho do jogador de futebol e os requisitos mínimos exigidos pela FIFA. Peculiaridades e especificidades. Acidente de Trabalho. Questões controvertidas sobre a lei aplicável no Brasil


- Presidente da Mesa: Carlos Alberto Reis de Paula - gorregedor-geral da Justiça do Trabalho


- Moderador: Weber Magalhães – advogado


- Painelistas: Valed Perry - advogado, assessor jurídico da CBF; Luiz Felipe Guimarães Santoro - advogado, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo – IBDD; Mário Alberto Pucheu – advogado.


Painel 3 – Regulamento da FIFA. Concessão de Licenças dos Clubes. Compatibilidade das regras de transferência do regulamento da FIFA frente à legislação brasileirm


- Presidente da Mesa: Vantuil Abdala - Ministro do TST


- Moderador: Roberto Fiorêncio Soares da Cunha – advogado


- Painelistas: Marcos Motta - advogado, mestre em Direito Internacional pela University Of Warwick, Reino Unido (IEL – LLM); Álvaro Melo Filho - membro da FIFA, consultor da ONU em Direito Desportivo; Leonardo Serafim dos Anjos - membro da Procuradoria do STJD do Futebol, membro efetivo da Comissão de Direito Desportivo da OAB – SP.


Painel 4 – Formação do atleta. Êxodo do menor. Transferência. Mecanismo de solidariedade. Indenização por formação. Questão da prevenção do doping no esporte. Direito coletivo. Greve


- Presidente da Mesa: Antônio José de Barros Levenhagen - ministro do TST


- Moderador: Luiz Felipe Chagas de Carvalho – advogado


- Painelistas: Alberto dos Santos Puga Barbosa - advogado, auditor do STJD do Futebol – Tribunal Pleno; Paulo Sérgio Marques dos Reis - advogado, membro Fundador da ABRAT; Marijú Ramos Maciel – advogada.


Painel 5 – Rescisão do contrato de trabalho. Cláusula penal. “Contrato de gaveta”. Direito de imagem e direito de arena. Remuneração. Jornada de trabalho. Dano moral


- Presidente da Mesa: Ives Gandra da Silva Martins Filho - ministro do TST


- Moderador: Luis Carlos Barreto de Oliveira Alcoforado – advogado


- Painelistas: Domingos Sávio Zainaghi - advogado, presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB-SP; Rinaldo José Martorelli - advogado, presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo; Felipe Legrazie Ezabella – advogado.


 


FONTE: Assessoria de Comunicação Social do TST




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!