Você está em: Início > Notícias

Notícias

11/09/2008 - 16:32

Gorjeta

MTE apresenta projeto de lei que regulamenta a gorjeta

Na semana passada, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, apresentou ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva um Projeto de Lei que regulamenta o pagamento da gorjeta de 10% aos trabalhadores de determinados setores, como hotéis, bares e restaurantes. O projeto não torna a cobrança obrigatória, mas pretende evitar que os estabelecimentos deixem de repassar a gorjeta aos trabalhadores. 

"Criamos regras para garantir que o dinheiro seja realmente destinado ao trabalhador e o sindicato da categoria é quem vai definir, em convenção ou acordo coletivo, a forma de divisão da quantia entre os trabalhadores", afirma o ministro.  


O Projeto de Lei altera o artigo 457 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e acrescenta um quarto inciso ao artigo, que limita a cobrança de gorjeta, evitando acréscimos que não venham a ser destinados aos trabalhadores. De acordo com o documento, o adicional cobrado pela empresa não poderá ultrapassar dez por cento do valor total da conta do cliente. Fica a cargo de convenção ou acordo coletivo de trabalho da categoria a forma de distribuição da gorjeta. 


Remuneração - Considera-se remuneração do empregado o salário mensal, pago diretamente pelo empregador, as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias de viagens, além das gorjetas que ele receber de terceiros, estranhos ao estabelecimento do empregador. 


Gorjeta - A proposta, elaborada pelo MTE, considera gorjeta não somente a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como também aquela que for cobrada pela empresa ao cliente, como adicional nas contas.  


A medida não implica renúncia de receita nem despesa no Orçamento da União.


 


FONTE: MTE



Conheça nossos cursos e faça como
mais de 150.000 alunos que já se capacitaram com a COAD

www.coadeducacao.com.br