Você está em: Início > Notícias

Notícias

30/07/2008 - 14:25

ICMS - RJ

PGE suspenderá a execução fiscal de débitos de pequeno valor

A Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro está autorizada a solicitar a aplicação da prescrição judicial nas execuções fiscais em curso dos débitos ajuizados até 1997 cujos valores não justifiquem a continuação do processo, assim como para os débitos em que o executado não tenha sido encontrado, conforme determina o Decreto 41.400/2008, o qual transcrevemos a seguir:

 


 


Decreto 41.400, de 16-7-2008 (DO-RJ de 17-7-2008)


O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 145, incisos IV e VI da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, e considerando o que consta do Processo Administrativo nºE-14/058676/2008, DECRETA:
Art. 1º – Com fundamento na Lei Estadual n° 5.117, de 7 de novembro de 2007, a Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro fica autorizada a requerer a extinção dos processos de execução fiscal ajuizados até dezembro de 1997, bem como a promover o subseqüente cancelamento das respectivas inscrições em Dívida Ativa, sempre que estiver caracterizada ao menos uma dentre as seguintes hipóteses:
I – o devedor não tenha sido encontrado nem tenha havido garantia do Juízo, sendo o valor atualizado do crédito inferior a 6.408,09 UFIRs;
II – tenham sido frustradas as tentativas de localização do executado nos últimos 5 (cinco) anos;
III – o processo tenha ficado paralisado no cartório, sem receber impulso oficial por período superior a 5 (cinco) anos contados entre a data da última manifestação da Procuradoria-Geral do Estado e a data do impulso processual seguinte, não existindo penhora ou arresto de bens;
IV – tenha decorrido mais de 5 (cinco) anos desde a data do pedido de citação daqueles que, nos termos do artigo 129 a 135 do Código Tributário Nacional, sejam responsáveis tributários (ou sejam sucessores nos casos de débitos de natureza não tributária), sem que nesse período a citação de qualquer dos co-executados tenha sido efetivada e sem que exista penhora ou arresto de bens.
Art. 2º – Com fundamento na Lei Estadual n° 1.582, de 4 de dezembro de 1989, a Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro fica autorizada a requerer a extinção dos processos de execução fiscal, qualquer que seja o ano de seu ajuizamento, quando o crédito em execução tiver valor atualizado inferior a 2.136,03 UFIRs e estiver caracterizada ao menos uma dentre as seguintes hipóteses:
I – necessidade de citação por edital do devedor;
II – risco elevado de homonímia aliado à insuficiência de dados que permitam a qualificação segura do devedor;
III – inexistência de bens conhecidos do devedor suscetíveis de penhora.
Parágrafo único – Nos casos a que se refere este dispositivo a extinção da execução fiscal não acarretará o cancelamento da respectiva inscrição em Dívida Ativa, que permanecerá inibindo a obtenção, pelo devedor, da Certidão Negativa de Débitos para com a Fazenda estadual.
Art. 3º – Fica mantida a delegação deferida no Decreto Estadual nº21.989, de 22 de janeiro de 1996, naquilo em que não conflitar com o presente Decreto.
Art. 4º – A Procuradoria-Geral do Estado editará regulamentação dos procedimentos necessários à fiel observância da delegação e autorização deferidas neste Decreto.
Art. 5º – O presente Decreto entra em vigor na data de suapublicação, revogadas as disposições em contrário. (Sérgio Cabral)



Já viu os novos livros COAD?
Holding, Normas Contábeis, Perícia Contábil, Demonstrações Contábeis,
Fechamento de Balanço e Plano de Contas, entre outros.
Saiba mais e compre online!