Você está em: Início > Notícias

Notícias

09/06/2008 - 10:10

Capital Brasileiro no Exterior

Declaração CBE já está sendo recebida pelo Banco Central

 



 


O Banco Central do Brasil começa a apurar a partir de hoje,dia 9 de junho de 2008, os ativos detidos no exterior por residentes no País. Trata-se da Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE), de caráter obrigatório.



 


De acordo com o Banco Central, a Declaração CBE permite que o País conheça, de forma ampla e detalhada, as riquezas que possui no exterior. Dessa forma, contribui para a contabilidade do total de ativos e de passivos externos do Brasil. O levantamento possibilita, ainda, a aferição da Posição Internacional de Investimentos (PII), importante fonte de informações para a formulação da política econômica nacional, além de ser relevante elemento de avaliação do risco Brasil. Com os resultados obtidos, o País atende à Pesquisa Coordenada sobre Investimentos em Portfólio (Coordinated Portfolio Investment Survey – CPIS), abrangendo mais de oitenta países, que divulgam o quadro total de ativos, desagregados por diferentes rubricas.



 


A Declaração CBE 2007 traz algumas novidades em relação aos levantamentos dos anos anteriores. As informações sobre as operações de financiamento, leasing e arrendamento financeiro feitas por residentes no país com credores no exterior foram agregadas numa mesma rubrica. Para simplificar as informações, vários campos foram suprimidos. Por outro lado, nos casos de investimento externo será exigido o valor cotado em bolsa ou o valor e a data de aquisição dos ativos.



 


Para maiores informações clique aqui.



Conheça nossos cursos e faça como
mais de 150.000 alunos que já se capacitaram com a COAD

www.coadeducacao.com.br