Você está em: Início > Notícias

Notícias

06/06/2008 - 08:42

IR - Pessoa Física

22 mil serão notificados por suspeita de sonegação

 



 



 


A Receita Federal informou que começará a notificar cerca de 22 mil contribuintes, entre pessoas físicas e jurídicas. A partir de segunda-feira (9), o órgão pedirá esclarecimentos sobre a origem dos rendimentos, para investigar a suspeita de sonegação.



 


Essa é uma das medidas da Estratégia Nacional de Atuação da Fiscalização da Receita Federal, que será detalhada nesta sexta-feira, 6/6. A Receita, no entanto, não esclareceu como constatou as suspeitas de sonegação.



 


A primeira fase da estratégia de fiscalização da Receita havia sido anunciada no início de março. Na ocasião, o órgão pretendia notificar cerca de 37 mil contribuintes suspeitos de omitir rendimentos em suas declarações de Imposto de Renda nos últimos cinco anos. As pessoas físicas foram o alvo da fiscalização, realizada simultaneamente em todo o País.



 


Os dados utilizados na operação foram mais complexos que os obtidos na malha fina. Além das informações indicadas no Imposto de Renda, gastos suspeitos com cartões de crédito e transações imobiliárias foram levados em consideração.



 


De acordo com a Receita, cerca de 30 mil contribuintes foram investigados por distorções na declaração do Imposto de Renda. Os demais 7 mil sequer apresentaram declaração. Os contribuintes começaram a ser notificados em 10 de março, uma semana após o início do prazo para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2008.



 


Fonte: Agência Brasil.




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!