Você está em: Início > Notícias

Notícias

15/05/2008 - 08:54

PIS/COFINS

Governo prepara redução das Contribuições sobre o trigo





Para aumentar a oferta de trigo no mercado, reduzir o preço do produto e de derivados como farinha e pão francês, além de frear o ritmo da inflação, o governo anunciou três medidas para beneficiar o setor. Elas serão implementadas através de medida provisória.

Depois de reunir-se com representantes dos setores agrícola e industrial e com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a suspensão do Programa de Integração Social e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins), até dezembro, para o trigo, a farinha e o pão francês; a suspensão do adicional de frete para o Fundo de Renovação da Marinha Mercante, que hoje representa 25% do custo do transporte do trigo importado; e a ampliação do prazo, até 31 de agosto, para o benefício da tarifa zero na importação do trigo.

“As medidas visam a conter a alta de preços do trigo e também a reverter a situação de estoques baixos, além de evitar que o pãozinho volte a provocar alta da inflação", disse Mantega.

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,55% no mês passado, mais que o dobro do registrado em abril de 2007, quando foi de 0,25%. No ano, o IPCA, que mede a inflação oficial do país, acumula 2,08%. Já em março, o índice mostrava sinais de alta, quando ficou em 0,48%.

O motivo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que registra o IPCA, foram os preços dos alimentos que subiram 0,28 ponto percentual em abril. O pão francês, por exemplo, ficou 7,33% mais caro no mês passado e outros derivados de trigo também tiveram os preços majorados.

Segundo o ministro da Fazenda, a suspensão da cobrança do PIS/Cofins representará uma renúncia fiscal de R$ 500 milhões.

Fonte: Agência Brasil.

Conheça nossos cursos e faça como
mais de 150.000 alunos que já se capacitaram com a COAD

www.coadeducacao.com.br