Você está em: Início > Notícias

Notícias

24/03/2008 - 09:26

Previdência Social

INSS paga na terça-feira (dia 25/3) quem recebe o piso e tem cartão com final 1

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a depositar, na terça-feira da próxima semana (25), a antecipação do pagamento dos 8,5 milhões de aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo, já com o reajuste retroativo a 1º de março. No primeiro dia, será pago o benefício de quem tem cartão de pagamento com final um, desconsiderando-se o dígito.

De quarta-feira da próxima semana (26) a segunda-feira da semana seguinte (31), recebem, respectivamente, os beneficiários que ganham o piso e têm cartão de pagamento de finais dois, três, quatro e cinco, desconsiderando-se o dígito.

Entre os dias 1 e 7 de abril, serão pagos os benefícios dos demais segurados que ganham até um salário mínimo e têm cartão de pagamento de seis a zero. Nesse período de abril também recebem os beneficiários que ganham acima do piso nacional.

Os beneficiários poderão tirar dúvidas sobre o pagamento na Central 135. Ao ligar, ele deve ter em mãos o número do benefício ou o Número de Identificação do Trabalhador (NIT). Na internet, o usuário poderá saber o dia exato do pagamento ao procurar o link "Extrato de Pagamento de Benefício". É necessário o número do benefício e a data de nascimento do segurado.

Cartão - Para quem opta receber o benefício por meio do cartão magnético, é importante ficar atento aos alertas e informações fornecidos pelo funcionário do banco no momento da entrega do cartão. Este é um sistema seguro, moderno e que facilita o saque, mas requer atenção do usuário.

O beneficiário jamais deve fornecer sua senha a terceiros; não permitir que estranhos examinem o cartão sob qualquer pretexto, pois pode haver troca sem que se perceba; não anotar a senha em papéis ou rascunhos; ao escolher a senha, não utilizar números previsíveis como data de nascimento, número de telefone residencial, placa de automóvel.

Em caso de dúvida na operação do caixa eletrônico, o segurado deve se dirigir a um funcionário do estabelecimento bancário e nunca aceitar ajuda de estranhos ou pessoas não autorizadas. A modalidade de pagamento por meio de cartão magnético não é conta corrente, portanto o usuário não tem direito a cheques, mas também não paga tarifas.

Roubo ou perda do cartão - Assalto, furto, roubo ou perda do cartão magnético deve ser comunicado imediatamente à central de atendimento do banco, solicitando o seu cancelamento. Recomenda-se também o registro da ocorrência na delegacia mais próxima de onde o fato ocorreu.

É aconselhável que o beneficiário use, sempre que possível, terminais instalados em locais de grande movimentação, como shoppings, lojas de conveniência e postos de gasolina.


FONTE: Previdência Social



Já viu os novos livros COAD?
Holding, Normas Contábeis, Perícia Contábil, Demonstrações Contábeis,
Fechamento de Balanço e Plano de Contas, entre outros.
Saiba mais e compre online!