Você está em: Início > Notícias

Notícias

20/03/2008 - 08:25

Reforma Tributária

Parecer altera dois pontos da Proposta

 






O parecer do relator da reforma tributária na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), muda dois pontos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 233/08, enviada pelo governo. O relatório foi discutido nesta quarta-feira por Picciani e pelo presidente da CCJ, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega.



Uma das mudanças é a retirada do dispositivo que exclui as operações com petróleo e energia elétrica do recolhimento de 2% do ICMS na origem. A outra mudança é para dar, também à Câmara dos Deputados, a competência de elaborar o projeto de lei complementar que vai instituir o novo ICMS, unificado. Pelo texto do governo, essa iniciativa caberia apenas a um terço dos senadores, um terço dos governadores ou das Assembléias Legislativas e ao presidente da República.



Leonardo Picciani considerou os dois pontos da proposta do governo inconstitucionais. "O ministro chamou a equipe técnica, uma vez que nós tratávamos de questões mais jurídicas, mas recebeu bem [a proposta de mudanças na PEC], pois teve a segurança de que os pilares da reforma tributária estão garantidos no parecer", disse.



O relator fará a leitura de seu parecer sobre a reforma tributária na próxima terça-feira (25) às 11 horas na CCJ, em reunião extraordinária. O presidente da CCJ explicou o que acontecerá a partir disso: "Haverá um pedido de vistas, por duas sessões. Na quarta-feira (26), realizaremos uma audiência pública em que o secretário Bernard Appy [secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda] estará presente, juntamente com pessoas indicadas pela oposição."


Eduardo Cunha disse ainda que a votação do parecer acontecerá no dia primeiro de abril, sendo asseguradas a discussão e a votação nominal dos destaques ao texto.


Fonte: Agência Câmara



Conheça nossos cursos e faça como
mais de 150.000 alunos que já se capacitaram com a COAD

www.coadeducacao.com.br