Você está em: Início > Notícias

Notícias

08/04/2024 - 11:17

IPVA - RS

Site do IPVA do Rio Grande do Sul passa a contar com autentificação gov.br


O acesso a serviços disponíveis através do site do IPVA RS agora passa a ocorrer somente por meio do login gov.br, o mesmo utilizado para acessar o governo federal. Com a mudança, consolidada na sexta-feira (05/04), o usuário que precisar consultar o valor do tributo ou gerar o QR Code para pagamento será encaminhado automaticamente ao cadastro federal.

Essa inovação impacta positivamente a todos os usuários que utilizavam a plataforma na medida em que aumentará a segurança de acesso aos dados.

Para a realização da modificação foi necessário o bloqueio dos serviços no site do IPVA na última semana, assim como no aplicativo do tributo, nas versões Android e iOS, que segue no processo de atualização e deve ser liberado para uso no decorrer da próxima semana.  Durante o período de manutenção das plataformas, serviços como a geração do QR Code para pagamento à vista ou do parcelamento por Pix do tributo, assim como da taxa de licenciamento e de multas, além da consulta e quitação do IPVA de anos anteriores ficaram centralizados no site do Detran-RS, no qual já era exigida a autenticação pelo login gov.br.

O pagamento via Pix do IPVA 2024 está disponível em mais de 760 instituições e a modalidade é usada tanto para quem aderiu ao parcelamento quanto para quem quer pagar em cota única. As pessoas que não tiverem login gov.br devem fazer o cadastro ou procurar a rede credenciada para que consigam pagar o imposto: Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal.

Lembrando que os contribuintes que estão pagando o tributo de forma escalonada pelo Pix precisam gerar todo mês um novo QR Code para a quitação da parcela. Para manter o parcelamento é preciso fazer os pagamentos dentro dos prazos estipulados. 

Como acessar
Para acessar o site do IPVA basta clicar aqui e utilizar seus serviços a partir do login da conta gov.br. São necessários os selos prata ou ouro.

Para saber como se tornar nível prata ou ouro acesse o site gov.br clicando aqui.


Vencimento por placas
O vencimento do imposto por placas, que ocorre a partir da penúltima semana de abril, do dia 24 ao dia 30, conforme cronograma estabelecido pela Receita Estadual. O contribuinte que pagar o imposto neste mês não terá o desconto de antecipação, mas recebe as reduções do Bom Motorista e do Bom Cidadão até a data de vencimento da placa, caso tenha direito aos benefícios.
 


Para consultar o valor do IPVA ou gerar o QR Code é necessário acessar o site, usando a autenticação pelo login gov.br. O governo do Estado não envia links ou boletos de cobrança do IPVA. É importante também que os motoristas estejam atentos ao beneficiário do Pix. Antes de efetuar o pagamento, verifique as informações do destinatário, que são as seguintes:

Nome: Ipva Sefaz/RS

CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81

Instituição: Bco do Estado do RS S.A

Endereço: Av. Mauá, 1155 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS – 90030080

Bco do Estado do RS S.A.

FONTE: Ascom Sefaz-ES.


 


 



Conheça nossos cursos e faça como
mais de 150.000 alunos que já se capacitaram com a COAD

www.coadeducacao.com.br