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25/01/2024 - 15:20

ICMS - PR

Paraná utiliza nova atualização do sistema de protocolo eletrônico para agilizar atendimentos


O Governo do Estado do Paraná anunciou recentemente uma série de atualizações e melhorias no sistema de Protocolo Digital (Eprotocolo), um importante componente do adotado para simplificar o encaminhamento de documentos aos órgãos governamentais, incluindo a Secretaria da Fazenda (Sefa) e a Receita Estadual.

A implementação do Processo Eletrônico teve início através do Decreto nº 7304/2021, e desde então, todos os processos foram digitalizados, permitindo que cidadãos e empresas encaminhem suas demandas de maneira mais eficiente e simplificada, como por dispositivos móveis. Vanderlei Donizete da Silva, responsável pela distribuição de processos no protocolo na Sefa, destaca que a digitalização trouxe agilidade aos fluxos. “Atuamos na distribuição de processos encaminhados ao protocolo. De acordo com o assunto direcionamos ao setor ou delegacia para que sejam tomadas as providências”, explica.

As atualizações no Eprotocolo são conduzidas de acordo com Procedimentos e Normas orientados pela Secretaria da Administração e Previdência (SEAP), que gerencia o sistema. Em parceria com a Escola de Gestão, diversos cursos online são oferecidos para capacitar os usuários do sistema diante de alterações e novidades.

No que diz respeito ao acompanhamento da Controladoria-Geral do Estado (CGE), a transição para o meio digital facilitou consideravelmente o trabalho. Medidas foram adotadas para garantir o sigilo das informações, permitindo o acesso apenas a partes autorizadas com comprovação adequada.

A iniciativa também contribui para a redução do consumo de papel, alinhando-se a práticas sustentáveis. Apesar dos desafios sazonais, como o aumento no número de processos em determinados períodos do ano, a equipe do protocolo mantém o compromisso de distribuir os documentos de maneira eficiente.

“Cuidamos dos processos das regionais da Receita Estadual que são encaminhados para o protocolo geral, então temos muitas demandas a cumprir no dia a dia”, esclareceu Vanderlei.

SERVIÇOS POPULAÇÃO - A população pode acompanhar o andamento de seus processos através do site oficial www.eprotocolo.pr.gov.br, e receber o resultado final por e-mail após a conclusão do processo. Durante a pandemia, o atendimento presencial foi restrito, levando os cidadãos a utilizarem a plataforma Eprotocolo para envio de solicitações, proporcionando maior comodidade.

Essas atualizações refletem o compromisso contínuo da Fazenda em modernizar seus serviços, promovendo a eficiência, a transparência e a acessibilidade para os cidadãos e empresas que interagem com os órgãos governamentais.

FONTE: Notícias da Sefa-PR.


 



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