Você está em: Início > Notícias

Notícias

07/11/2007 - 08:46

Previdência Social

Central 135 continua confirmando agendamento

Desde o dia 18 de junho, até a última segunda-feira, os operadores da Central 135 fizeram 264.686 mil ligações e confirmaram o agendamento de 94.317 segurados (35,6%), que deverão comparecer à Agência da Previdência Social (APS) no dia e hora marcados.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu confirmar o comparecimento dos segurados para administrar melhor as agendas das APS e abrir novas vagas no caso de haver desistências. Esse serviço foi criado a partir da constatação de que 30% das pessoas com horário marcado não compareciam às unidades.

O objetivo dessa medida é dar transparência à agenda e possibilitar atendimento rápido e adequado aos segurados da Previdência. Em outubro, ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, alertou aos segurados que é preciso a colaboração de todos para que o sistema funcione adequadamente. Ele acrescentou que se o segurado informar dados errados não vai só dificultar o atendimento, mas prejudicar outras pessoas que esperam para serem atendidas.

A eficácia deste serviço do INSS está sendo prejudicada porque muitos segurados estão dando informações erradas ao agendar o atendimento, o que impede uma administração eficiente da agenda. Entre os dados incorretos mais comuns fornecidos por segurados estão nomes, números de telefones e Números de Inscrição do Trabalhador (NIT).

O INSS estuda medidas para resolver os problemas provocados por informações incorretas na agenda eletrônica, já detectados antes e confirmados desde que os operadores da Central 135 começaram a confirmar o agendamento.

A confirmação do agendamento é feita até quatro dias antes da data marcada. Quando liga para confirmar, o atendente do 135 lembra do horário agendado e pergunta se o segurado ainda tem interesse em comparecer e, também, se o ele possui todos os documentos necessários para que o atendimento seja realizado.

Ao fazer a confirmação nunca são solicitadas informações pessoais, como, por exemplo, números de documentos de identidade. Esta documentação será solicitada ao segurado no dia em que ele for atendido na APS. O operador que faz a confirmação da agenda tem acesso somente ao nome, data, horário e local do atendimento e o tipo de solicitação feita pelo segurado.


FONTE: Previdência Social



Conheça nossos cursos e faça como
mais de 150.000 alunos que já se capacitaram com a COAD

www.coadeducacao.com.br