Você está em: Início > Notícias

Notícias

19/08/2022 - 10:44

Município do Rio de Janeiro

Prefeitura do Rio divulga nota sobre os serviços indisponíveis


A partir desta sexta-feira a Prefeitura do Rio vai utilizar o site “prefeitura.rio” como plataforma para levar informação aos cariocas até que o portal possa ser restabelecido em sua plenitude. Vale ressaltar que todos os perfis do município em redes sociais já têm cumprido esse papel, porque não foram atingidos pelo criminoso ataque cibernético da madrugada de segunda-feira.

Em outro importante avanço, na noite de ontem, a equipe da Empresa Municipal de Informática (IplanRio) conseguiu viabilizar a publicação do Diário Oficial do Município, além da consulta as suas edições anteriores. Dessa maneira, tanto a edição de ontem (18/08) quanto a de hoje (19/08) já estão à disposição da população e podem ser acessados em:  https://doweb.rio.rj.gov.br/

Os servidores da IplanRio seguem com o trabalho ininterrupto para o restabelecimento total do Datacenter municipal e a volta de todos os sistemas. Os sistemas já recuperados vão permanecer offline até que o ambiente digital esteja seguro em sua totalidade.   

A prefeitura pede a compreensão dos cariocas e ressalta que os servidores seguem trabalhando 24 horas para recuperar o sistema na sua integralidade o mais rápido possível.  O ataque hacker ao Datacenter já foi registrado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) para que o responsável possa ser identificado e punido. Mais informações estão sendo levantadas e serão repassadas às autoridades policiais.

Mesmo com os avanços, o retorno online do Portal da Prefeitura, assim como todas as páginas de serviços aos cidadãos, segue sem previsão.

SAÚDE   
Na Secretaria de Saúde o atendimento aos pacientes não foi afetado. O Sistema de Regulação (Sisreg), hospedado no datacenter do Ministério da Saúde, continua funcionando normalmente.

No entanto, em algumas unidades de saúde, que funcionam com a rede do Iplan, não está sendo possível a inserção de novos pedidos de exames e consultas nos sistemas de regulação. Neste caso, o processo está sendo registrado manualmente para depois ser inserido. Nas unidades de urgência e emergência o atendimento segue normal, mas foi preciso retornar ao prontuário de papel.

O Instituto de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) está temporariamente sem os seguintes serviços: Licenciamento Sanitário Online, consulta aos processos eletrônicos, emissão de documentos online, agendamento de castrações e sistema de chipagem animal. Os atendimentos nas unidades veterinárias e às demandas de zoonoses, além de fiscalizações, ocorrem sem interrupções.   

FAZENDA
Os sistemas fazendários como arrecadação de IPTU e de emissão de nota fiscal, pagamento de ITBI e demais serviços também estão fora do ar. A Secretaria de Fazenda e Planejamento esclarece, ainda, que a arrecadação não deve ser afetada pelo período de paralisação.  


IPTU E ISS - As guias de pagamento do IPTU e ISS vencem no início do mês. Caso o contribuinte não tenha realizado o pagamento dentro da data de vencimento, é importante lembrar que o valor da multa é mensal e vale até o último dia útil de agosto.   

NOTA CARIOCA – Os contribuintes que emitem a Nota Carioca podem preencher um Recibo Provisório de Serviço (RPS), obtido virtualmente ou em papelarias, e realizar a substituição pela Nota Carioca posteriormente.   

ITBI - As guias de ITBI emitidas no site podem ser pagas até a data de vencimento, que é o prazo de 30 dias após a emissão. Quem não imprimiu com antecedência uma guia, sem mora ou multa, que tenha vencimento nesses dias, pode simplesmente gerar um novo protocolo para receber outra guia com nova data de vencimento. As guias de ITBI que são emitidas após a escritura do imóvel, com incidência de mora ou multa, têm o mesmo valor até o último dia útil do mês.   

Para não prejudicar o contribuinte, a Secretaria de Fazenda e Planejamento publicar uma resolução em que não vai considerar como dias úteis os dias de paralisação do sistema.   

ASSISTÊNCIA SOCIAL   
A Secretaria de Assistência Social suspendeu o atendimento de CadÚnico nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). Os demais atendimentos estão funcionando normalmente.   

EDUCAÇÃO 
Não houve suspensão de aulas em função do ataque hacker na rede municipal de ensino. O ataque não trouxe prejuízos à vida acadêmica dos alunos e os sistemas da Secretaria de Educação que estão fora do ar também não prejudicaram os serviços prestados à população.   

OUTROS SERVIÇOS 
O Centro de Operações, o 1746 e o aplicativo Táxi.Rio operam normalmente.


 



Já viu os novos livros COAD?
Holding, Normas Contábeis, Perícia Contábil, Demonstrações Contábeis,
Fechamento de Balanço e Plano de Contas, entre outros.
Saiba mais e compre online!