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22/10/2007 - 08:45

Previdência Social

Segurado fornece dados errados e sobrecarrega sistema

São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco são os estados em que mais segurados informam o número de telefone errado quando registram o agendamento na Central 135. Esses mesmo estados, mais Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Santa Catarina também são recordistas na não localização do titular do agendamento.

Desde junho, quando os operadores da Central 135 da Previdência Social começaram a confirmar o agendamento, 40 mil segurados não foram localizados, entre as 232.326 ligações realizadas pelos atendentes para reduzir o tempo de espera da agenda eletrônica. A confirmação é realizada quatro dias antes da data marcada, para reduzir os prazos de atendimento nas Agências da Previdência Social.

Entre os que forneceram o número de telefone errado, 3.872 segurados estão em São Paulo. Em segundo lugar está Minas Gerais, com 1.925, em terceiro o Rio de Janeiro, com 1.545, e em seguida Pernambuco, com 1.028 (veja tabela).

Quanto à não localização de segurados as ocorrências em São Paulo atingem 7.227 segurados, seguido de Minas Gerais, com 3.327, Rio de Janeiro, com 2.924, Paraná, com 1.630, Rio Grande do Sul, com 1.443, Bahia, com 1.442, Santa Catarina, com 1.151, Pernambuco, com 1.141.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta os segurados que, além de sobrecarregar o sistema, as informações erradas prejudicam os que de fato necessitam do atendimento. Ao ligar para o 135 é necessário fornecer um número de telefone correto, preferencialmente de um local onde o segurado possa ser localizado facilmente.

As confirmações dos agendamentos fazem parte de um conjunto de ações que o ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, tomou para a melhoria do atendimento nas agências.

A decisão do INSS de confirmar o comparecimento dos segurados é para administrar melhor as agendas das APS e abrir novas vagas, no caso de haver desistências. Esse novo serviço foi criado a partir da constatação de que 30% das pessoas com horário marcado não compareciam às unidades.

Ao fazer a confirmação nunca são solicitadas informações pessoais, como, por exemplo, números de documentos de identidade. Esta documentação será solicitada ao segurado no dia em que ele for a APS para ser atendido. O operador que faz a confirmação da agenda tem acesso somente ao nome, data, horário e local do atendimento e o tipo de solicitação feita pelo segurado.


FONTE: Previdência Social



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