Você está em: Início > Notícias

Notícias

10/05/2022 - 12:12

Município de Maceió

Confira o calendário de tributos municipais de Maceió para o mês de maio e saiba como emitir guias de pagamento


Neste mês de maio, vence a terceira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022. Os contribuintes que não optaram pela cota única e ainda não pagaram as primeiras parcelas devem ficar atentos à cobrança de multas e juros por atraso. Já as empresas que ainda não quitaram a primeira parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS Fixo) e a Taxa de Licença e Funcionamento (TLF) também devem regularizar o atraso no pagamento.

A Secretaria Municipal de Economia (Semec) reforça que manter esses tributos em dia evita a inscrição em dívida ativa, podendo levar a cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e leilão do imóvel, no caso do IPTU, além da suspensão ou o cancelamento da inscrição fiscal, para as empresas.

As guias de pagamentos de todos os tributos municipais estão disponíveis na internet e podem ser emitidas no site de serviços da Prefeitura de Maceió (aqui). Basta que o contribuinte selecione a opção ‘Imobiliário’ para emitir as parcelas do IPTU ou a opção ‘Mobiliário’ para a emissão das guias da TLF, ISS e Taxa de Vigilância.

Já aqueles que optaram pelo Simples Nacional e ainda não regularizaram as pendências cadastrais e fiscais com o Município, têm até o dia 31 deste mês para resolver suas questões em atraso. O prazo para a regularização foi prorrogado pela Receita Federal e aqueles que estiverem com pendências até o prazo estabelecido terão a opção pelo Simples em 2022 indeferida.

Confira os tributos municipais que vencem este mês

IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano 


Terceira parcela do imposto vence no dia 31/05/2022


Guias disponíveis aqui.


TLF - Taxa de Localização e Funcionamento


Guias em atraso disponíveis aqui, na opção Mobiliário - Empresa/Autônomo, selecionando TAXA DE FUNCIONAMENTO


ISS Fixo / ISS para autônomos - Imposto Sobre Serviços 


Guias em atraso disponíveis aqui, na opção Mobiliário - Empresa/Autônomo, selecionando ISS


Taxa de Vigilância Sanitária


Guias em atraso disponíveis aqui,, na opção Mobiliário - Empresa/Autônomo, selecionando TAXA DE VIGILÂNCIA


Regularização cadastral e fiscal para optantes do Simples Nacional


Prazo para regularizar pendências prorrogado para o dia 31/05//2022 (Saiba mais aqui)


Dúvidas e orientações pelo e-mail inspetoria.simples@semec.maceio.al.gov.br


Atendimento Semec


Além dos serviços pela internet, disponíveis no site de serviços da Prefeitura de Maceió e no Portal do Cidadão, os contribuintes podem ser atendidos pela Secretaria Municipal de Economia (Semec) de segunda a sexta, das 8h às 14h. A Semec está localizada na rua Pedro Monteiro, 47, no Centro de Maceió e atende ao público, somente, com agendamento prévio, que deve ser feito aqui ou pelo telefone (82) 3312-5999. Para mais informações, os contribuintes podem entrar em contato com o órgão pelo e-mail atendimento@semec.maceio.al.gov.br.


Fonte: Sefin-Maceió.



Já viu os novos livros COAD?
Holding, Normas Contábeis, Perícia Contábil, Demonstrações Contábeis,
Fechamento de Balanço e Plano de Contas, entre outros.
Saiba mais e compre online!