Você está em: Início > Notícias

Notícias

08/03/2022 - 15:10

IPVA - BA

IPVA 2022 da Bahia já pode ser parcelado em 5 prestações mensais


Outra opção é pagar o imposto com 10% de desconto, em cota única, até a data da primeira cota do parcelamento.

Os contribuintes do IPVA já podem parcelar o imposto em cinco vezes, informa a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA). A opção está liberada nos sistemas das instituições bancárias credenciadas – Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob – e para isso basta informar o número do Renavam e escolher a opção licenciamento parcelado. Na sequência é só acompanhar as datas das demais cotas, disponíveis no calendário do IPVA 2022, e fazer o pagamento até o vencimento.

Caso prefiram pagar de uma única vez, os contribuintes podem obter desconto de 10% para fazer a quitação integral do IPVA até a data da primeira cota do parcelamento, que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Neste mês de março, os proprietários de automóveis com placas de final 1 e 2 têm até os dias 30 e 31, respectivamente, para quitar o tributo com 10% de abatimento.

Com o objetivo de proteger os proprietários de veículos dos efeitos da inflação, o Governo do Estado ampliou os percentuais de descontos e o número de parcelas para pagamento do IPVA 2022. No caso do pagamento antecipado, até 10 de fevereiro, o abatimento passou de 10% para 20%. Também foi dobrado o desconto para pagamento integral até a data da primeira cota, que mudou de 5% para 10%. Além disso, o parcelamento também foi ampliado, já que tradicionalmente o contribuinte baiano podia parcelar o imposto em três vezes.

Quitação antecipada bate recorde
Atraídos pelo desconto de 20% para pagamento do IPVA 2022, o dobro do que vinha sendo oferecido pelo Governo do Estado nos anos anteriores e um dos maiores do país, os contribuintes baianos correram para aproveitar a oportunidade até o prazo final no dia 10 de fevereiro e acabaram instituindo o novo recorde de quitação antecipada. O pagamento foi efetivado por 385,2 mil proprietários de veículos, o que corresponde a um aumento de nada menos que 122,7% em comparação com o total de 172,9 mil pagamentos registrados no mesmo período em 2021.

Além de ter sido mais que o dobro do ano passado, este é também, de acordo com o diretor de Arrecadação da Sefaz-Ba, Augusto Guenem, o maior volume de pagamentos até 10 de fevereiro, data tradicional instituída pela Sefaz-Ba para vencimento da cota única do IPVA.  A receita do IPVA, lembra a Secretaria da Fazenda, é dividida meio a meio com os municípios onde os veículos estão emplacados.

O diretor de veículos do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), Lucas Machado, ressalta que o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA. “Para a regularização do seu carro é necessário quitar débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto. É só conferir o cronograma de pagamento no site da Sefaz ou no do Detran-Ba: www.detran.ba.gov.br”, salienta.

FONTE: Notícias da Sefaz-BA.


 




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!