Você está em: Início > Notícias

Notícias

06/01/2022 - 15:53

IPVA - MG

Secretaria de Fazenda de Minas Gerais orienta motoristas sobre o IPVA 2022


Base de dados para pagamento do imposto estará integralmente disponível na segunda quinzena de janeiro

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) vem a público prestar esclarecimentos aos contribuintes e motoristas sobre o IPVA 2022. Até o momento, a base de dados disponível no site www.fazenda.mg.gov.br para consulta e emissão de guias do imposto contempla apenas os veículos registrados em Minas Gerais até 1º de janeiro de 2021. Portanto, veículos registrados no Estado após essa data constarão na segunda base de dados, ainda em atualização.

Apesar de a primeira base de dados estar disponível, a orientação da SEF/MG é para que os contribuintes aguardem o lançamento oficial do IPVA 2022, previsto para a segunda quinzena de janeiro.

A partir do lançamento, será possível quitar o imposto diretamente nos agentes arrecadadores apenas com a informação do Renavam, sem a necessidade de guia.

Com relação a eventuais diferenças entre os valores pagos em 2021 e os apresentados para 2022, é preciso que o contribuinte observe questões como a incidência ou não do desconto do programa Bom Pagador; opção ou não do pagamento em cota única, com desconto; data de aquisição, no caso de veículo 0 km, pois o imposto é calculado proporcionalmente ao número de dias que o veículo estará de posse do proprietário; dentre outros fatores que precisam ser apurados, em casos específicos.

FONTE: Notícias da SEF-MG.


 




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!