Você está em: Início > Notícias

Notícias

20/09/2007 - 09:29

CPMF

Aprovada na Câmara a proposta de prorrogação da cobrança da CPMF


Por 338 votos a favor, 117 contra e duas abstenções, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem, 19/9, em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC 50/07) que prorroga até 31 de dezembro de 2011 a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e que libera o gasto de 20% da arrecadação da Desvinculação das Receitas da União (DRU). 


Ainda deverão ser votados, em sessões de hoje (20/9), os destaques da oposição que pretendem alterar o texto do deputado Antonio Palocci (PT-SP), mais as emendas aglutinativas. A votação em segundo turno poderá, então, ocorrer no final da próxima semana, após intervalo de cinco sessões. Se a  proposta for aprovada, seguirá para o Senado. 



O substitutivo mantém a taxação de 0,38% da CPMF sobre as movimentações bancárias. Da arrecadação, uma parcela de 0,20% é repassada para a área de saúde; outra de 0,10% para a Previdência Social e ainda a de 0,08% para programas de erradicação da pobreza. Desde que foi criada, em 1996, a CPMF já arrecadou R$ 203 bilhões, segundo o Tesouro Nacional. 


Fonte: Agência Brasil



Já viu os novos livros COAD?
Holding, Normas Contábeis, Perícia Contábil, Demonstrações Contábeis,
Fechamento de Balanço e Plano de Contas, entre outros.
Saiba mais e compre online!