Você está em: Início > Notícias

Notícias

10/12/2021 - 10:07

ICMS - BA

Balcão Virtual da Sefaz-BA amplia horário de atendimento ao contribuinte


A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) ampliou em duas horas o tempo de atendimento remoto ao público pelo Balcão Virtual. A ferramenta lançada no final de outubro passa a atender das 8 às 14 horas, com acesso à plataforma antecipado em cinco minutos, às 7h55, quando começa o ordenamento da fila virtual. O atendimento do balcão se dá a partir da interação por videoconferência entre a equipe de atendentes e os usuários dos serviços do fisco estadual.

A ideia é que, aos poucos, novos serviços sejam disponibilizados por meio deste canal. “Alcançamos excelentes números de atendimento já na primeira semana com mais de 100 atendimentos por dia, o que nos impulsionou a aumentar a oferta de horários, ampliando o tempo de funcionamento do Balcão”, informa o superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária da Sefaz-Ba, Félix Mascarenhas.

Ele explica que, para garantir o atendimento pela modalidade, o contribuinte precisará acessar a plataforma de atendimento por meio de canal on-line disponibilizado no site da Sefaz-BA, no endereço eletrônico www.sefaz.ba.gov.br. Se o contribuinte estiver acessando o Balcão por meio de um celular ou de um tablete, é necessário, antes de entrar na sala, baixar gratuitamente o aplicativo Microsoft Teams. Para isso, basta acessar uma das lojas virtuais - App Store ou Google Play - no seu dispositivo móvel.

A plataforma virtual criou uma dinâmica de atendimento que respeita a ordem de acesso às vagas existentes, cabendo ao contribuinte aguardar o chamado por meio de um aviso sonoro direto na sua plataforma, no celular ou no computador.

Serviço Personalizado
O Balcão virtual da Sefaz-Ba é um serviço personalizado que conta com salas de atendimento individuais, para manter o sigilo das partes. O contribuinte terá 90 segundos para acessar a sala virtual de conferência após a convocação sonora e iniciar seu atendimento, caso contrário deverá entrar novamente na plataforma, ocupando o final da fila virtual. Ao final do atendimento, será possível avaliar os serviços e, opcionalmente, deixar um comentário.

Aberta a tela de reunião virtual, o contribuinte deve identificar-se com seu nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento. Os diálogos poderão ser gravados caso o atendente considere necessário.

Sefaz 100% Digital
A nova modalidade integra o Projeto Sefaz 100% Digital e surgiu em resposta às medidas restritivas durante a pandemia a partir da necessidade de expandir os canais de atendimento ao público da Secretaria. Agora, mesmo com a volta dos serviços presenciais aos postos SAC, a ideia é oferecer ao contribuinte a possibilidade de dispensar a necessidade de deslocamento. “Nosso objetivo é facilitar a vida do contribuinte da Sefaz, que não precisa ir aos postos SAC ou a qualquer outro ponto de atendimento presencial, pois isto poderá ocorrer em âmbito totalmente virtual, de forma fácil e ágil, utilizando o Teams”, complementa Mascarenhas.

FONTE: Notícias da Sefaz-BA.


 



Conheça nossos cursos e faça como
mais de 150.000 alunos que já se capacitaram com a COAD

www.coadeducacao.com.br