Você está em: Início > Notícias

Notícias

03/05/2021 - 10:25

ICMS - ES

ES: Em seis meses, Sefaz emite mais de R$ 155 milhões em multas para setor cafeeiro

 


Nos últimos seis meses a Secretaria da Fazenda (Sefaz) emitiu mais de R$ 155 milhões em multas para as empresas do setor cafeeiro. As multas foram aplicadas após investigações e auditorias realizadas nas empresas. Ao todo, no período, foram realizadas 46 auditorias com o intuito de combater a falta de emissão de documentos fiscais, a utilização indevida de crédito de ICMS e o incorreto destaque de ICMS nas operações interestaduais, além de outras irregularidades do setor.

Este número de ações de fiscalização no período citado representa cerca de sete ações por mês – uma a cada quatro dias, sendo o setor, proporcionalmente, com mais empresas analisadas pelos auditores da Receita Estadual. "Obviamente que a Sefaz entende que ainda há espaço para um maior rigor no combate à sonegação de impostos. No entanto, a Secretaria não pode concentrar seus esforços em um único setor", pondera o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti.

Recentemente, uma operação da Sefaz constatou que algumas empresas atacadistas estavam colocando nas notas fiscais nomes de produtores rurais que não haviam comercializado com elas. Dessa forma, as empresas conseguiam acobertar uma compra feita sem nota fiscal e regularizar o estoque.

"O serviço de inteligência apurou as informações, foi a campo analisar as evidências, comprovou a irregularidade e puniu os envolvidos – metodologia que não poderia ser diferente, visto a complexidade do setor", acrescentou o secretário.

FONTE: Assessoria de Comunicação da Sefaz-ES.


 



Conheça nossos cursos e faça como
mais de 150.000 alunos que já se capacitaram com a COAD

www.coadeducacao.com.br