Você está em: Início > Notícias

Notícias

16/03/2021 - 09:31

ICMS - AL

AL: Serviços de benefícios fiscais são realizados exclusivamente pela atendente virtual


Buscando facilitar a vida do empresário alagoano, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) disponibiliza, a partir de hoje (10), novos serviços de Benefícios Fiscais através da atendente virtual “Nise”. Os serviços, que antes eram feitos pelo email do atendimento, referem-se aos protocolos do setor de Benefícios Fiscais.


Os serviços que agora estão sendo realizados exclusivamente através da assistente da Fazenda são: Protocolo dos Requerimentos de Concessão, Prorrogação e Alteração de Benefícios Fiscais e Protocolo de Entrega do Demonstrativo de Saldo Devedor Incentivado (DSDI) - este último se tratando de um relatório dos contribuintes que possuem Prodesin.


Por meio do atendimento virtual, o contribuinte será atendido por algum servidor da Chefia de Incentivos Fiscais. Os servidores do setor estarão disponíveis das 8h às 13h durante os dias úteis da semana para receber e protocolar os requerimentos/documentação.


Acessando diretamente a Nise, o contribuinte vai anexar toda a documentação necessária. A partir daí, o setor de Benefícios Fiscais vai analisar o pedido, dando retorno com o número do processo para o empresário acompanhar o andamento.


“Com essa novidade, nós queremos facilitar a vida do contribuinte, dando praticidade e agilidade ao seu processo, porque antes esse pedido de protocolização realizado através do email era muito demorado pela grande demanda no canal. E quando o pedido não era feito pelo email, o contribuinte se dirigia para uma unidade fazendária para ser atendido, o que hoje não é mais possível dada a situação pandêmica que vivemos e a necessidade de virtualização dos serviços para resguardar a saúde do público e dos nossos servidores”, destacou a Gerente de Fiscalização Especial, Severina Rodrigues.


A assistente virtual Nise pode ser acessada pelo site sefaz.al.gov.br, pelo WhatsApp pelo número (82) 4020-2560 ou pelo Telegram por @nise_sefaz_al_bot. Acessando a Nise por algum desses canais, basta seguir o passo a passo das perguntas feitas por ela: fazer sua identificação (nome completo, CPF e email); escolher a opção “4 - Regime Especial (Simples Nacional e Benefícios Fiscais)”; digitar a opção “2- Benefícios Fiscais” e, a partir daí, escolher o tipo de serviço que deseja, iniciando o atendimento.

FONTE: Sefaz-AL.





Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!