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03/07/2007 - 09:32

Previdência Social

Saiba como agendar o seu atendimento e requerer benefícios no INSS pela Internet ou por telefone

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem agendar o atendimento nas Agências da Previdência Social (APS) com conforto e rapidez, sem sair de casa, e só ir às agências no dia e horário marcados. O agendamento não é obrigatório, foi implementado para facilitar a vida do segurado e a organização do atendimento, evitando os transtornos provocados pelas filas que existiam nas APS.

No último dia 21, o ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, e o presidente do INSS, Marco Antonio Oliveira, ampliaram a capacidade de Teleatendimento para 10,5 milhões de ligações por mês, com a inauguração da Central 135 de Caruaru (PE). A nova unidade contribuirá ainda mais para a redução das filas nas Agências da Previdência Social (APSs). Isto porque, com mais atendentes e um número maior de linhas disponíveis, o acesso ao 135 ficou mais fácil.

Para agendar o atendimento ou solicitar alguns benefícios, o segurado pode acessar o site da Previdência (www.previdencia.gov.br) ou ligar de graça para a Central 135. Por esse telefone, é possível obter informações, agendar data e hora para requerer benefícios e marcar perícia médica.

Veja abaixo um roteiro que o INSS preparou para o trabalhador saber como usar os serviços do telefone 135, que funciona de segunda a sábado, 24h por dia:

- A ligação é gratuita, quando feita de um telefone fixo. Quando feita de aparelho celular, é cobrada uma tarifa local.

- Uma gravação informa aos segurados as opções de números que deverá digitar. Cada número corresponde a um tipo de serviço oferecido pelo INSS.

- Tecla 1 – Auxílio-doença Ao teclar 1 , o segurado poderá solicitar agendamento de perícia médica inicial, pedir prorrogação ou reconsideração da concessão de auxílio-doença.

É importante que na hora de ligar para o 135, o interessado tenha em mãos seus documentos. No caso do trabalhador empregado ou desempregado há menos de três anos, é necessário o número do PIS e a carteira de trabalho com o último registro. Se a pessoa for contribuinte individual, o carnê ou a guia já são suficientes. Para agendar pedido de prorrogação ou reconsideração de auxílio-doença, bastam o número do benefício e a data de nascimento.

- Tecla 2 – Outros Benefícios Ao digitar ou discar a tecla 2, o segurado pode agendar horário para requerimento de benefícios como: aposentadorias, pensão por morte, salário-maternidade, auxílio reclusão, pecúlio, benefícios assistenciais, além da certidão por tempo de contribuição.

Nestes casos, recomenda-se que o segurado tenha em mãos o número do seu PIS ou do seu Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Já se o benefício requerido for a pensão por morte, o PIS/NIT a ser informado deve ser o do falecido. No caso de benefício assistencial, se o requerente não tiver PIS/NIT, poderá informar o número do CPF. Além disso, recomenda-se que a pessoa também tenha em mãos a carteira de identidade.

- Tecla 3 – Andamento de Processos Ao discar o número 3, o segurado pode fazer consultas quanto ao andamento de processos (recomenda-se ter em mãos o número do benefício) e também a orientações e informações relacionadas à área de benefícios.

- Outras Teclas - Se discar a tecla 4, o segurado conseguirá informações relacionadas a serviços de arrecadação, como inscrição de contribuintes e informações sobre contribuições. A tecla 5 encerra a consulta e a tecla 0 repete todas as opções.

Atendimento pela Internet – Os usuários da Previdência Social também podem utilizar o PREVnet (www.previdencia.gov.br), onde, além de agendar o atendimento, é possível requerer auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte precedida de benefício. Já no PREVFone (0800 728 01 91) é possível obter informações sobre arrecadação previdenciária e fazer sugestões, críticas e elogios dos serviços da Previdência. Quem quiser comunicar ao INSS suspeitas de fraudes ou irregularidades pode ligar para o Disque Denúncia (0800 70 70 477).


FONTE: Previdência Social




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