Você está em: Início > Notícias

Notícias

20/02/2018 - 13:25

Banco Central

Atividade econômica retoma força após 3 anos de queda

Após três anos de queda, a atividade econômica em 2017 foi finalmente retomada. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado ontem, mostra que expansão foi de 1,04%.


E a projeção é que o Produto Interno Bruto (PIB) tenha crescido 1,1% no período. O resultado oficial do indicador será divulgado no próximo dia 1º de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somente no mês de dezembro, o IBC-Br avançou 1,41% ante novembro, alta que trouxe para este primeiro trimestre de 2018 um carregamento (carry over) positivo de 1%, avalia o economista da GO Associados Luiz Fernando Castelli.


“É um dado bastante considerável”, diz Castelli. Isso significa, por exemplo, que se o IBC-Br não crescesse nos meses de janeiro, fevereiro e março, o carry over de dezembro já garantiria expansão de 1% no primeiro trimestre do ano. Já os números para o PIB são um pouco diferentes. Castelli prevê elevação de 1,1% para de 2017, o que levará, para este ano, uma herança positiva de 0,6%. A expectativa da GO é que o PIB de 2018 tenha aumento de 3,2%. O maior dinamismo da atividade esperado para este ano, ante 2017, está alicerçado em crescimento mais disseminado entre diversos os setores da economia, diferentemente do que ocorreu ano passado. Em 2017, a agricultura foi protagonista no PIB, com projeção de alta de 12%, já os serviços (0,4%) e a indústria (0,0%) registraram desempenho próximo a zero.


FONTE: DCI - Diário Comércio Indústria & Serviços



Conheça nossos cursos e faça como
mais de 150.000 alunos que já se capacitaram com a COAD

www.coadeducacao.com.br