Você está em: Início > Notícias

Notícias

26/07/2016 - 14:31

Direito Processual Civil

Desclassificação de crime exige abertura de novo prazo para defesa de réu, diz TJ


A 1ª Câmara Criminal do TJ anulou sentença prolatada após desclassificação de crime doloso contra a vida, na forma tentada, de competência do tribunal do júri, para delito de menor periculosidade, cujo julgamento ocorreu de forma monocrática. Para tanto, acolheu argumento da defesa de que não foi oportunizado espaço para sua manifestação, em desrespeito aos princípios da unirrecorribilidade, ampla defesa e do contraditório.

O órgão julgador, com base na doutrina e jurisprudência, entendeu que quando há desclassificação do fato para crime fora da competência do júri popular, o processo deve ser remetido ao juízo competente e outro prazo deve ser aberto para manifestação da defesa sobre a nova acusação. Ela pode ainda, conforme o interesse, se insurgir inclusive contra a decisão desclassificatória. No caso concreto, o réu ateou fogo na residência de sua ex-esposa, que dormia ao lado do novo companheiro e de mais três filhos.O disparo do alarme fez com que todos deixassem a casa antes que as chamas consumissem integralmente o imóvel.

Denunciado por homicídio qualificado pela futilidade e por uso de fogo, na forma tentada, o crime foi desclassificado para o delito de incêndio majorado, com a condenação a pena de cinco anos e quatro meses de reclusão em regime inicialmente semiaberto. Agora, com a anulação da sentença, o processo retorna para cumprimento das formalidades não adotadas inicialmente e nova decisão sobre as imputações formuladas contra o réu. O desembargador substituto Luiz Cesar Schweitzer foi o relator da apelação e a decisão foi unânime. (Ap. Criminal n. 0000416-42.2012.8.24.0021)

FONTE: TJ-SC



Já viu os novos livros COAD?
Holding, Normas Contábeis, Perícia Contábil, Demonstrações Contábeis,
Fechamento de Balanço e Plano de Contas, entre outros.
Saiba mais e compre online!