Você está em: Início > Notícias

Notícias

29/09/2014 - 16:04

Eventos Jurídicos

TJRS lança Centro de Solução de Conflitos Modelo

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) promoveu na última sexta-feira (26/9), o lançamento do projeto CEJUSC Modelo. O programa será implantado no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Porto Alegre e servirá de exemplo para os CEJUSCs do interior do Estado.

De acordo com a instrutora do NUPEMEC e Coordenadora do projeto, Liara Kruger, o projeto prevê construir um modelo de gestão que possa ser replicado em outras comarcas.
A Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak destacou que o modelo necessita do apoio de todos os setores. Não adianta se pensar num projeto isolado. Os tribunais têm de pensar em um modelo de conciliação autocompositivo, que parta das necessidades de cada um e que deixe as pessoas decidirem qual é a melhor solução.

A magistrada reconheceu o avanço do TJRS no desenvolvimento de um modelo alternativo para a solução dos conflitos. Me deixa muito orgulhosa a forma como nos colocamos frente à instituição. Isso nos diferencia. Quanto mais qualificarmos a prestação, mais seremos reconhecidos.

O evento contou também com a participação de Marcelo Girade Corrêa, especialista em Administração Judiciária e Psicologia Social; responsável pela implantação e coordenação do NUPEMEC do TJDF de abril de 2011 a junho de 2014; e coautor do Manual de Mediação Judicial do Ministério da Justiça e CNJ.

Segundo Marcelo, a justiça brasileira tem mudado muito e nós estamos inseridos e fazendo essa mudança. Ele frisou que a acredita que o TJRS será pioneiro na implementação de um modelo de CEJUSC que pense nas particularidades de cada Comarca. O nome CEJUSC tem que prestar um serviço de qualidade em todos os municípios. A política pública foi pensada assim e ainda é o grande desafio do CNJ. Eu acredito que a saída vai ser encontrada aqui, com vocês do judiciário gaúcho. Vocês vão ser a referência de como fazer a expansão.

O lançamento do projeto CEJUSC Modelo contou ainda com a presença do Juiz-Corregedor Daniel Englert Barbosa e dos Juízes de Direito Adriane de Mattos Figueiredo (CEJUSC de São Leopoldo), Cristiane Hoppe (CEJUSC de Novo Hamburgo), Karen Rick Danilevicz Bertoncello (CEJUSC de Sapiranga), Geneci Ribeiro de Campos (CEJUSC de Porto Alegre) e Rafael Pagnon Cunha (CEJUSC de Santa Maria).

FONTE: TJ -RS




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!