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03/11/2021 - 10:31

ICMS - BA

Balcão Virtual da Sefaz-BA agiliza atendimento ao contribuinte


O Balcão Virtual de Atendimento da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) vem registrando demanda crescente com pico de 56 atendimentos ao contribuinte já no seu quinto dia de funcionamento. A ferramenta recém lançada atua na modalidade de atendimento remoto a partir da interação por videoconferência entre a equipe de atendentes e os usuários dos serviços do fisco estadual. O atendimento acontece em salas virtuais de segunda a sexta-feira das 8h às 12h. Já o acesso à plataforma se dá das 7h55 às 11h40.

O balcão Virtual da Sefaz começou a operar na última sexta-feira, dia 22, disponibilizando dois dos mais requisitados serviços da Secretaria: Emissão de DAE - Documento de Arrecadação Estadual para pagamento do IPVA e orientação sobre a Emissão de Nota Fiscal Avulsa. De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Gestão Fazendária (SGF) da Secretaria da Fazenda, a ideia é que, aos poucos, novos serviços sejam disponibilizados através deste canal.

Para usufruir da nova modalidade, o contribuinte precisará acessar a plataforma para atendimento por meio do um canal on-line disponibilizado no site da Sefaz-Ba, no endereço eletrônico www.sefaz.ba.gov.br. A plataforma virtual criará uma dinâmica de atendimento respeitando a ordem de acesso nas vagas existentes, cabendo ao contribuinte aguardar o chamado por meio de um aviso sonoro direto na sua plataforma, no celular ou no computador.

Se o contribuinte estiver acessando o Balcão por meio de um celular ou de um tablete é necessário antes de entra na sala, baixar gratuitamente o aplicativo Microsoft Teams. Para isso basta acessar as lojas virtuais App Store ou Google Play no seu dispositivo móvel.

Salas individuais
O Balcão virtual da Sefaz-Ba é um serviço personalizado que conta com salas de atendimento individuais, para manter o sigilo das partes. O contribuinte terá 90 segundos para acessar a sala virtual de conferência após a convocação sonora e iniciar seu atendimento, caso contrário deverá entrar novamente na plataforma, ocupando o final da fila virtual. Ao final do atendimento, será possível avaliar os serviços e, opcionalmente, deixar um comentário.

Aberta a tela de reunião virtual, o contribuinte deve identificar-se com seu nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em "Ingressar Agora" para dar início ao atendimento. Os diálogos poderão ser gravados caso o atendente considere necessário.

Primeiros números
"Estes primeiros números nos sinalizam a assertividade na escolha do formato de atendimento via videoconferência, consolidando desta forma mais um canal de atendimento e ampliando o acesso do contribuinte aos serviços da Sefaz", analisa o superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária, Felix Mascarenhas.

A nova modalidade integra o Projeto Sefaz 100% Digital e surgiu em resposta às medidas restritivas durante a pandemia a partir da necessidade de expandir os canais de atendimento ao público da Secretaria. Agora, mesmo com a volta dos serviços presenciais aos postos SAC e nas inspetorias, a ideia é oferecer ao contribuinte a possibilidade de dispensar a necessidade de deslocamento. "O objetivo é facilitar a vida do contribuinte da Sefaz, que não precisará ir aos postos SAC ou a qualquer outro ponto de atendimento presencial, pois isto poderá ocorrer em âmbito totalmente virtual, de forma fácil e ágil, utilizando o Teams", complementa.

Fonte: Sefaz-BA.


 



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