Você está em: Início > Notícias

Notícias

09/08/2021 - 10:46

ICMS - PB

Portal da Sefaz-PB insere consulta de produtos do programa ‘Preço da Hora’


O programa Preço da Hora, ferramenta que disponibiliza ao cidadão em tempo real os menores preços de quase 800 mil produtos comercializados no Estado da Paraíba, pode também ser acessado via portal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB). Um banner do programa foi inserido na parte superior da página principal do portal (www.sefaz.pb.gov.br), com link de acesso direto da página oficial do Preço da Hora.


O Preço da Hora, que é um aplicativo desenvolvido pela parceria do Governo da Paraíba, por meio da Sefaz-PB, com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), oferece buscas rápidas de preços de itens comercializados nos estabelecimentos comerciais do Estado, atualizados e, assim, gerando economia no bolso das famílias paraibanas.


O programa evita deslocamentos desnecessários às lojas, mapeia em poucos segundos os preços de produtos comercializados, oferendo ainda um mapa com rota das lojas com menores valores no raio de até 30 quilômetros. Além do link da página da Sefaz-PB, as consultas podem ser feitas baixando o aplicativo no smartphone e também no portal https://precodahora.pb.gov.br


BENEFÍCIOS ÀS FAMÍLIAS – Para o secretário da SEFAZ-PB, Marialvo Laureano, “o projeto do aplicativo foi uma ação acertada do Governo da Paraíba junto com o TCE-PB e a UFPB e que cresceu também durante a pandemia, diante das dificuldades com o isolamento social. A ferramenta tecnológica traz benefícios reais às famílias paraibanas diante da alta da inflação, pois gera economia em suas compras ao disponibilizar em tempo real os menores preços dos produtos, fortalecendo a compra no comércio local. As consultas do Preço da Hora têm evitado também a circulação maior de consumidores desnecessárias em lojas para pesquisar, contribuindo, inclusive nesse período de pandemia, com a redução do risco de contágio da covid-19”, detalhou o secretário.


Marialvo Laureano explicou que o aplicativo Preço da Hora “não é um sistema de pesquisa, mas uma ferramenta para saber em tempo real os preços praticados pelo comércio da Paraíba. A cada cinco minutos, o programa é atualizado com base no banco de dados da SEFAZ-PB, via nota fiscal emitida ao consumidor nas lojas,  atualizando os preços  comercializados em quase 800 mil itens”, explicou.


SISTEMA ABRANGE 223 MUNICÍPIOS – Qualquer mercadoria que seja comprada em nota fiscal do consumidor nos estabelecimentos comerciais dos 223 municípios do Estado terá o seu preço publicado no programa, desde uma caixa de fósforo a um veículo "0 KM". Essas compras por notas fiscais servem para atualizar os preços no programa que são ranqueados do menor ao maior. Ou seja, todos os produtos comercializados em lojas formais via nota fiscal podem ser encontrados no sistema, com endereço da loja, telefone e o mapa.


PROGRAMA VIROU REFERÊNCIA – O Preço da Hora, que é uma tecnologia 100% paraibana, despertou interesse de outros Estados do Nordeste, que veio à Paraíba para fazer visitas técnicas e implantá-lo em seus estados, por meio do Consórcio Nordeste. O exemplo mais evidente é o do Estado da Bahia. A ferramenta já foi implantada pelo Governo da Bahia e sendo utilizada por mais de 400 mil usuários daquele Estado. O aplicativo atingiu a marca de 250 mil downloads.


Fonte: Sefaz-PB.




Já viu os novos livros COAD?
Holding, Normas Contábeis, Perícia Contábil, Demonstrações Contábeis,
Fechamento de Balanço e Plano de Contas, entre outros.
Saiba mais e compre online!