Você está em: Início > Notícias

Notícias

03/03/2021 - 10:22

Outros Assuntos Estaduais - MA

Maranhão comunica que pedidos de restituição do IPVA serão eletrônicos

Por meio da Portaria 53/2021, da Secretaria da Fazenda, fica estabelecido que os pedidos de restituição de IPVA deixem de ser físicos e passam a ser feitos somente de forma eletrônica, por meio do Sistema de Solicitação Tributária do Processo Administrativo Fiscal Eletrônico (PAF-e).


A medida começa a partir do dia 08 de março de 2021 e visa ampliar os serviços on-line para maior comodidade do contribuinte.


Por meio do processo eletrônico de Restituição de IPVA, o contribuinte que realizou um pagamento indevido poderá solicitar a restituição desses valores sem precisar formar um processo fisicamente, evitando deslocamentos e custos.


Além de promover maior comodidade para o contribuinte, o fluxo eletrônico deste processo será essencial para o maior controle dos processos de restituição de IPVA e para proporcionar a transparência das atividades do Fisco, garantindo ainda uma maior celeridade e redução de custos relacionados ao processo.


O pedido eletrônico de restituição é simples e deverá ser feito no site da SEFAZ (portal.sefaz.ma.gov.br) no banner “PAF-e - Solicitação Tributária”.


O sistema será tanto para pessoa física quanto jurídica. No acesso ao sistema, no caso de pessoa física, é necessário informar o CPF do proprietário e o renavam. Já para pessoa jurídica o acesso será por meio do CPF do representante, CNPJ do proprietário e o renavam.


O contribuinte irá preencher as informações pessoais, as do veículo, os dados bancários e anexar, obrigatoriamente, documento de Documento de identificação (RG e CPF), Certificado de Registro Licenciamento de Veículo (CRLV), Comprovante de pagamento de IPVA que deseja restituir, Comprovante da Conta Bancária para depósito e Certidão Negativa de Débito Estadual.


Além de solicitação, o módulo de Restituição de IPVA também permitirá ao contribuinte acompanhar a movimento do seu pedido.


Para melhor orientar o contribuinte sobre o Processo Eletrônico de Restituição de IPVA, a SEFAZ disponibilizou um manual, na página do IPVA > menu “Restituição”.


O gestor chefe do IPVA, César Augusto, destacou a importância desse serviço em meio a pandemia do COVID-19. “Desde o início da pandemia a Sefaz vem intensificando os seus serviços em meio eletrônico a fim de oferecer ao contribuinte segurança, comodidade e agilidade”, destacou o gestor do IPVA.


Fonte: Sefaz- MA.



Já viu os novos livros COAD?
Holding, Normas Contábeis, Perícia Contábil, Demonstrações Contábeis,
Fechamento de Balanço e Plano de Contas, entre outros.
Saiba mais e compre online!