Você está em: Início > Notícias

Notícias

25/02/2021 - 09:54

ICMS - AL

AL: Primeira parcela do IPVA para veículos com finais de placas 1 e 2 deve ser paga até 26 de fevereiro

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) iniciou em fevereiro o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2021. Proprietários de veículos automotores e motociclistas com placas de finais 1 e 2 podem parcelar ou quitar o débito, em cota única sem desconto, até o dia 26 de fevereiro. 


O documento é enviado pelos Correios, mas pode ser emitido no site da Fazenda (sefaz.al.gov.br), no “Espaço do Contribuinte”, escolhendo a opção “IPVA” e depois “Emissão de Boletos”, informando o Renavam e a placa. 


A atendente virtual Nise, também emite o boleto de pagamento. Para acessar, basta enviar uma mensagem WhatsApp para o número (82) 4020-2560, ou no site da Fazenda, realizar um cadastro inicial na ferramenta e depois selecionar no menu a opção “Impostos”. Após, deve clicar em "IPVA”, seguido de “Emissão de boleto”, nesse momento o usuário tem uma visão da carta de serviços, com definições e instruções. Ao selecionar “Acessar serviço” serão solicitados os dados do veículo, gerando o link para o boleto da parcela escolhida. 


Conforme o calendário, a regularização do imposto pode ser feita em até seis parcelas mensais e consecutivas. O valor mínimo para essa opção é de R$ 100. Vale ressaltar que cada final de placa possui uma data-limite para pagamento da cota única ou da primeira parcela. As placas de finais 1 e 2 têm até 26 de fevereiro; placas de finais 3 e 4 até 31 de março; placas de finais 5 e 6 até 30 de abril; placas de finais 7 e 8 até 28 de maio e as placas de finais 9 e 0 até 30 de junho. 


A tabela discriminativa de valor médio de mercado para veículos terrestres usados – base de cálculo - e prazos de pagamentos de IPVA para o exercício de 2021 está disponível no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 22 de dezembro. 


Confira abaixo o calendário do IPVA para este ano:Confira abaixo o calendário do IPVA para este ano:



FONTE: Sefaz-AL




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!