Você está em: Início > Notícias

Notícias

18/02/2021 - 12:46

ICMS - SE

SE: Serviço de inteligência da Sefaz realiza ação em empresa que fraudava documentos fiscais

O Serviço de Inteligência e Monitoramento da SEFAZ/SE realizou um trabalho investigativo e identificou uma empresa do segmento industrial que revendia produtos e fraudava as notas fiscais ao inserir elementos inexatos no documento fiscal com vistas a sonegar o ICMS. O modus operandi consistia na inserção de um Código Fiscal de Operações e de Prestações (CFOP) falso, com o objetivo de obter benefícios através do PSDI. No caso, a sociedade empresarial adquiria a mercadoria e a revendia sem que houvesse qualquer industrialização, portanto não teriam direito à dedução de 92% do ICMS concedido pelo PSDI.


A empresa, que atua no ramo alimentício, modificava a descrição e o código da mercadoria para simular que os produtos teriam sido originados de matérias-primas diferentes. Para provar que a mercadoria era exatamente igual à adquirida de terceiros, os auditores fiscais precisavam flagrar a mercadoria no momento da saída, por isso foi necessária montar a operação e abordar os veículos no momento da entrega, relatou o Auditor Fiscal Djalma Freire, titular do Grupo de Fiscalização de Indústrias.


“O sucesso da operação só foi possível devido à excelente interação que temos hoje entre a fiscalização de trânsito e a de estabelecimentos”, disse o Auditor Fiscal do Comando Fiscal Especial, Ernesto Teles.


A empresa será colocada no planejamento fiscal de auditoria para 2021 e o fato deverá ser comunicado ao Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI).


Fonte: Sefaz-SE



Já viu os novos livros COAD?
Holding, Normas Contábeis, Perícia Contábil, Demonstrações Contábeis,
Fechamento de Balanço e Plano de Contas, entre outros.
Saiba mais e compre online!