Você está em: Início > Notícias

Notícias

21/01/2021 - 10:25

ICMS - CE

CE: Sefaz apresenta projeto Posto Fiscal Virtual para transportadoras

Gestores da Coordenadoria de Fiscalização de Mercadoria em Trânsito (Cofit) da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) se reuniram virtualmente, nessa terça-feira (19/01), com representantes de transportadoras para apresentar a primeira fase do Posto Fiscal Virtual, projeto que modernizará o trânsito de mercadorias no Estado.


O titular da Cofit, Elton Diogo, disse que a reunião foi produtiva. Segundo ele, o novo modelo foi bem recebido pelas empresas, que ganharão mais agilidade no transporte das cargas. “O Posto Fiscal Virtual, que faz parte do projeto Posto Fiscal Inteligente, vai trazer mais facilidade para o contribuinte. O tempo de espera no posto deve cair para quase zero. Vamos iniciar um projeto piloto com transportadoras credenciadas na próxima semana. Vamos adequar o programa à realidade e buscar as melhores soluções de Tecnologia da Informação”, ressaltou.


Também estiveram presentes no encontro a orientadora da Célula de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (Cefit), Ana Virgínia Gurgel; o supervisor do Núcleo de Postos Fiscais, Atendimento e Fiscalização no Trânsito (Nupaf), Valden Capistrano; a supervisora do Núcleo de Monitoramento e Acompanhamento de Transportadoras (Numat), Lúcia Muniz; e o supervisor do Núcleo de Monitoramento Integrado (Numit), Sergio Luis de Oliveira, que lidera o projeto Posto Fiscal Virtual.


No último dia 14, foi a vez dos administradores de postos fiscais de divisa conhecerem mais detalhes sobre a iniciativa inovadora.


Posto Fiscal Inteligente


O Posto Fiscal Inteligente é um projeto estratégico da Secretaria da Fazenda, que tem por objetivo automatizar os processos burocráticos dos postos fiscais, reduzindo o tempo gasto com essas atividades e possibilitando o aumento da assertividade da fiscalização. A iniciativa abrange a implementação de melhorias no Sistema de Trânsito de Mercadorias (Sitram 3.0) e a criação do Posto Fiscal Virtual.


Ainda em fase de implantação, o Posto Fiscal Virtual permitirá a abertura da Ação Fiscal, pelo transportador credenciado, antes da chegada do veículo à unidade fiscal. No novo modelo, o contribuinte poderá regularizar pendências e fazer o pagamento dos impostos pela internet. A tendência é que apenas os caminhões com indícios de irregularidades detectadas pelo trabalho de inteligência fiscal parem nos postos fiscais.

FONTE: Sefaz-CE.


 




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!